A
partir de entrevistas com a população do município, foi realizado
pesquisa para constatação de pontos fortes, oportunidades, pontos
fracos e ameaças. Foram entrevistados 391 moradores dos conjuntos
habitacionais, região central da cidade e zona rural. Através da
pesquisa, identificamos dificuldades e necessidades do município, bem
como os pontos a ser melhor explorados, podendo assim beneficiar a
população, como mostramos a seguir, pela ordem: |
|
PONTOS FORTES EXISTENTES |
1º |
PREOCUPAÇÃO COM LIXO |
2º |
CRECHE E ESCOLAS |
3º |
BOA VIZINHANÇA |
4º |
PAÇO MUNICIPAL |
5º |
GRUPO DA MELHOR IDADE |
6º |
BAIXO INDICE DE VIOLÊNCIA |
7º |
BANCO BANESPA |
8º |
PREFEITO E SUA ADMINISTRAÇÃO |
9º |
SEBRAE |
10º |
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA |
11º |
FORNECIMENTO DE ÁGUA |
12º |
ILUMINAÇÃO PÚBLICA |
13º |
LIMPEZA PÚBLICA |
14º |
PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS |
15º |
VELÓRIO MUNICIPAL |
16º |
TERMINAL RODOVIÁRIO |
17º |
FAZENDA GUARIROBA |
18º |
TRANSPORTE DE ALUNOS |
19º |
IGREJAS |
20º |
TELEFONES PÚBLICOS |
21º |
NÃO TER INUNDAÇÕES |
22º |
TRANSPORTE RODOVIÁRIO |
23º |
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES |
24º |
SORVETERIAS |
25º |
POSTO DE GASOLINA |
26º |
LANCHONETE NA PRAÇA |
|
PONTOS FORTES A EXPLORAR |
1º |
CIDADE CALMA |
2º |
PRAÇA ( POINT DA GALERA ) |
3º |
CONFECÇÕES PONTES GESTAL |
4º |
CENTRO DE SAÚDE |
5º |
AGRICULTURA |
6º |
QUADRAS POLIESPORTIVAS |
7º |
SOLIDARIEDADE |
8º |
ESTÁDIO DE FUTEBOL |
90º |
LAZER |
10º |
RECINTO DA FESTA DE PEÃO |
11º |
CONSELHO TUTELAR |
12º |
COLETA SELETIVA DO LIXO |
13º |
FESTA DO PEÃO BOIADEIRO |
14º |
FARMÁCIA |
15º |
PESCA |
16º |
BIBLIOTECA |
17º |
FÁBRICA DE PLACAS |
18º |
PADARIA |
19º |
PECUÁRIA |
|
GRANDES OPORTUNIDADES |
1º |
PEQUENAS EMPRESAS |
2º |
AJUDA DOS GOVERNOS |
3º |
ÁREA DE LAZER P/ LAGOS E CACHOEIRAS |
4º |
EVENTOS |
5º |
MELHORAMENTOS NA CACHOEIRA |
6º |
FEIRA LIVRE |
7º |
HORTA COMUNITÁRIA |
8º |
CRIAÇÃO DE COOPERATIVAS |
9º |
USINA DE CANA-DE-AÇUCAR |
10º |
TELEFONIA MÓVEL ( CELULAR ) |
11º |
IGREJA MATRIZ DE DESTAQUE |
12º |
SUPERMERCADO COM PREÇOS ACCESSÍVEIS |
13º |
CAPACITAÇÃO DE PESSOAS |
14º |
ASTRON |
|
PONTOS FRACOS |
1º |
FALTA DE EMPREGO |
2º |
FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA EFICIENTE |
3º |
FALTA DE CALÇAMENTO DAS VIAS DE PEDESTRES |
4º |
FALTA DE INDÚSTRIAS |
5º |
FALTA DE TRANSPORTES ( EM MAIS HORÁRIOS ) |
6º |
FALTA DE CUIDADOS COM OS DROGADOS |
7º |
FALTA DE MAIS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS |
8º |
FALTA DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES |
9º |
PESSOAS NÃO CONSCIENTIZADAS SOBRE CUIDADOS COM LIXO |
10º |
FALTA DE TELEFONIA CELULAR |
11º |
BAIXO NÍVEL CULTURAL |
12º |
FALTA DE PRAÇAS NOS CONJUNTOS HABITACIONAIS |
|
PREOCUPANTES AMEAÇAS |
1º |
FALTA DE OCUPAÇÃO PARA OS JOVENS |
2º |
PESSOAS MAL CONSCIENTIZADAS SOBRE O LIXO |
3º |
ANIMAIS NAS RUAS |
4º |
CASAS ABANDONADAS |
5º |
FALTA DE ESCOAMENTO DAS ÁGUAS PLUVIAIS |
17- ANEXOS
4.3.1- Precipitação e Temperatura Média
|
Precip. (mm) |
Temp. (max) |
Temp.(méd.) |
Temp.(min.) |
JAN.
|
300,00 |
35,5 |
29,85 |
24,1 |
Fev.
|
262,1 |
34,9 |
29,5 |
24,1 |
Mar.
|
164,0 |
34,3 |
28,8 |
23,3 |
Abr.
|
50,7 |
32,9 |
26,9 |
20,9 |
Mai.
|
36,2 |
29,5 |
23,4 |
17,3 |
Jun.
|
25,3 |
28,0 |
21,6 |
15,3 |
Jul.
|
3,6 |
26,3 |
20,8 |
15,3 |
Ago.
|
27,1 |
30,0 |
23,6 |
17,2 |
Set.
|
56,1 |
35,5 |
27,8 |
20,1 |
Out.
|
69,4 |
37,5 |
29,8 |
22,2 |
Nov.
|
153,0 |
37,0 |
29,8 |
22,6 |
Dez.
|
197,9 |
36,5 |
30,3 |
24,1 |
|
Total do período 1.345,4 |
Media do período 33,2 |
Média do período 26,8 |
Média do período 20,6 |
Fonte: Precipitação: Casa da Agricultura
de Pontes Gestal, período:- 1.993/2.000
Temperatura: Agropecuária CFM – Fazenda
Guariroba – período: 1.994/2.000.
5.1- População do município:
|
GRAU DE
URBANIZAÇÃO %
|
1.991 |
65,59 |
1996 |
72,45 |
2000 |
73,65 |
5.1.1- Evolução da População do Município
de Pontes Gestal
Ano |
1.970 |
1.980 |
1.991 |
1.996 |
2.000 |
Variação absoluta (em%) |
Total |
3.456 |
2.858 |
2.965 |
2.545 |
2.542 |
-14,37 |
Urbana |
1.003 |
1.372 |
1.951 |
1.844 |
1.937 |
0,77 |
Rural |
2.453 |
1.486 |
1.014 |
701 |
605 |
-40,49 |
Homens |
1.818 |
|
|
1.257 |
1.271 |
-15,85 |
Mulheres |
1,640 |
1,446
|
1,464
|
1,288 |
1271 |
-12,85 |
|
|
|
|
|
|
|
|
5.2- Faixa Etária da População:
1.991 2. 000
População por faixa etária |
Número absoluto |
Participação ( % ) |
Número absoluto |
Participação ( % ) |
Variação absoluta (em% ) |
Total |
2.965 |
100,00 |
2.539 |
100,00 |
- 14,37 |
0 a 4 anos |
246 |
8,30 |
185 |
7,29 |
- 24,80 |
5 a 9 anos |
316 |
10,66 |
214 |
8,43 |
- 32,28 |
10 a 19 anos |
651 |
21,96 |
451 |
17,76 |
- 30,72 |
20 a 29 anos |
520 |
17,54 |
374 |
14,73 |
- 28,08 |
30 a 39 anos |
400 |
13,49 |
365 |
14,38 |
- 8,75 |
40 a 49 anos |
360 |
12,14 |
345 |
13,59 |
- 4,17 |
50 a 59 anos |
234 |
7,89 |
271 |
10,67 |
- 15,81 |
60 anos ou mais |
238 |
8,03 |
334 |
13,15 |
- 40,34 |
6.1.1- Educação:
Resultado obtido em pesquisa
|
Instituição de ensino |
Nivel de ensino |
Número de alunos |
Número de salas de aula |
Evasão |
E.E. CEL. Pontes Gestal |
Ensino Fundamental Ciclo II |
194 |
12 |
2,06% |
E.E. CEL. Pontes Gestal |
Ensino médio |
154 |
12 |
2,06% |
Escola Municipal Frederico P. Gestal |
Ensino Fundamental Ciclo I(1ª a 4ª)série |
230 |
8 |
0% |
Freqüência de Creche ou Escola, por Nível de
Ensino, da população-
Censo demográfico –
2000
Nivel de
Ensino |
Total |
Creche |
pré-escola ou classe alfabetização |
Alfabetização de Adultos |
Fundamental |
Médio |
Pré-Vestibular |
Superior de Graduação |
Mestra-do ou Doutorado |
804 |
29 |
76 |
Não há dados |
461 |
126 |
8 |
99 |
4 |
6.3.1- Sistema de
Abastecimento de Água
Informações
Gerais
|
|
Índice de
Atendimento de Água - %
|
98
|
Economias
Residenciais
|
712
|
Atendimento |
|
Domicílios atendidos por
rede geral ( total ) |
637 |
Domicílios atendidos por
poço ou nascente na propriedade ( total ) |
181 |
Domicílios atendidos por
outra forma de abastecimento ( total ) |
0 |
Domicílios urbanos atendidos
por rede geral |
628 |
Domicílios urbanos atendidos
por poço ou nascente na propriedade |
0 |
Domicílios urbanos atendidos
por outra forma de abastecimento |
0 |
Domicílios rurais atendidos
por rede geral |
9 |
Domicílios rurais atendidos
por poço ou nascente na propriedade |
181 |
Domicílios rurais atendidos
por outra forma de abastecimento |
0 |
6.3.2- Sistema de
Esgoto
Informações Gerais |
|
Índice de tratamento de
esgoto ( % ) |
100 |
Índice de atendimento por
coleta e tratamento de esgoto |
97 |
Atendimento |
|
Domicílios atendidos por
rede geral de esgoto ou pluvial ( total ) |
629 |
Domicílios urbanos atendidos
por rede geral de esgoto ou pluvial |
625 |
Domicílios rurais atendidos
por rede geral de esgoto ou pluvial |
4 |
Tratamento |
100 |
6.6.1- Número de
Registros e Principais Ocorrências
|
2001 |
2002 |
Lesão
corporal
|
20 |
32 |
Furto |
07 |
10 |
Acidente de trânsito |
06 |
08 |
Crime contra o meio ambiente |
03 |
04 |
Porte de arma |
03 |
03 |
Estelionato |
02 |
04 |
Homicídio |
0 |
01 |
6.8.1- Sistema de
Comunicação
Serviço de Correio |
|
Agência de correio no
município ( total ) |
1 |
Agência de correio ( própria
) no município |
1 |
Agência de correio (
terceirizada ) no município |
0 |
Emissoras de Rádio |
|
Emissoras de Rádio AM com
sede no município nº |
0 |
Emissoras de Rádio FM com
sede no município nº |
0 |
Emissoras de televisão |
|
Emissoras de televisão no
município |
0 |
Retransmissoras de televisão
no município |
2 |
7.2- Telecomunicações:
Telefonia pública
|
|
Terminais
telefônicos ( coeficiente por cem habitantes )
|
11,35
|
8.1.1- Propriedades rurais
Principal
exploração |
Propriedades até 50 has
|
Propriedades de 50
à 200has |
Propriedades maiores que
200has |
nº de proprieda des
|
% de proprieda des |
nº de proprieda des |
% de proprieda des |
nº de proprieda des |
% de propriedades |
Agrope cuária
|
123 |
72,8 |
38 |
22,5 |
08 |
4,7 |
8.1.2- Exploração
Agropecuária
Exploração Agropecuária |
Área ( há ) Rebanho (cb)
|
Nº de Upas |
Produção |
Produtividade |
Pastagens |
12.086,1 |
165 |
|
|
Café |
150 has |
37 |
1.712,4 sc |
12 sc/hás |
Soja |
1.500 has |
04 |
60.000 sc |
2.400 kg/hás |
Milho |
2.500 has |
32 |
185.000 sc |
440 kg/hás |
Seringueira |
17,0 has |
02 |
49.000 kg |
7,0 kg/pé |
Laranja |
35,0 has |
03 |
21.000 cx |
2,1 cx/pé |
Limão |
20 has |
01 |
12.000 cx |
2,0 cx/pé |
8.3- Grau de
Instrução
Empregos / Grau de Instrução |
Analfabetos |
04 |
4ª série incompleta |
40 |
4ª série completa |
62 |
8ª série incompleta |
76 |
8ª série completa |
37 |
2º grau incompleto |
16 |
2º grau completo |
53 |
Superior incompleto |
07 |
Superior completo |
33 |
8.4- Distribuição
dos Rendimentos
Emprego / remuneração |
Até 0,50 salário mínimo |
0 |
0,50 a 1,00 salário mínimo |
4 |
1,01 a 1,50 salário mínimo |
71 |
1,51 a 2,00 salário mínimo |
74 |
2,01 a 3,00 salário mínimo |
78 |
3,01 a 4,00 salário mínimo |
21 |
4,01 a 5,00 salário mínimo |
24 |
5,01 a 6,00 salário mínimo |
27 |
7,01 a 10,00 salário mínimo |
09 |
10,01 a 15,00 salário mínimo |
08 |
15,01 a 20,00 salário mínimo |
04 |
+
de 20 s.m. salário mínimo |
01 |
Valor ignorado salário mínimo |
07 |
8.5-
Distribuição dos Empregados por Setor:
Indústria Vestuário e Calçados |
Estabelecimentos |
01 |
Empregos |
66 |
Utilidade Pública |
Estabelecimentos |
01 |
Empregos |
02 |
Construção Civil |
Estabelecimentos |
01 |
Empregos |
20 |
Pesca e Avicultura |
Estabelecimento |
01 |
Empregos |
05 |
Serviço Comunicação |
Estabelecimento |
01 |
Empregos |
01 |
Serv. Adm. Pública |
Estabelecimento |
01 |
Empregos |
137 |
Instituições Financeiras |
Estabelecimento |
01 |
Empregos |
03 |
Comércio |
Estabelecimento |
10 |
Empregos |
20 |
Indústria Moveleira |
Estabelecimento |
01 |
Empregos |
05 |
Indústria Química |
Estabelecimento |
01 |
Empregos |
02 |
Serviços |
Estabelecimentos |
57 |
Empregos |
90 |
8.7.1- População Economicamente Ativa:
PESSOAS DE 10 ANOS OU MAIS DE IDADE |
ECONOMICAMENTE ATIVAS |
NÃO ECONOMICAMENTE ATIVAS |
Total |
Homens |
Mulheres |
Total |
Homens |
Mulheres |
1.041 |
686 |
354 |
1.099 |
369 |
731 |
8.7.2- Distribuição por Faixa Etária:
Faixa Etária |
Empregos |
10 a 14 anos |
0 |
15 a 17 anos |
5 |
18 a 24 anos |
48 |
25 a 29 anos |
41 |
30 a 39 anos |
110 |
40 a 49 anos |
79 |
50 a 59 anos |
43 |
65 ou mais |
02 |
9.2.1- Distribuição do Comércio Local:
Farmácia |
01 |
Padaria |
01 |
Supermercado |
01 |
Mercearia |
03 |
Açougue |
03 |
Material de construção |
01 |
Móveis e eletrodomésticos |
01 |
Bazar |
04 |
Agropecuária |
01 |
Roupas e acessórios |
02 |
Depósito de gás |
02 |
10.1-
Estrutura Fundiária:
Grupos (há) |
Nº de propriedades |
% |
Área |
% da área |
Até 20 |
71 |
42,0 |
734,4 |
3,4 |
20 a 50 |
52 |
30,8 |
1.746,0 |
8,1 |
50 a 100 |
25 |
14,8 |
1.741,3 |
8,0 |
100 a 1000 |
20 |
11,8 |
4.657,7 |
21,6 |
+ de 1.000 |
01 |
0,6 |
12.702,0 |
58,9 |
Total |
169 |
100 |
21.581,4 |
100 |
10.2-
Produção Agrícola Municipal 1.999:
Soja (grão)–rendimento médio |
2.700 quilograma/hectare |
Milho (grão) |
5.875 quilograma/hectare |
Feijão (grão) |
1.861 quilograma/hectare |
Café (coco) |
1.564 quilograma/hectare |
Borracha (látex liquido) |
3.133 quilograma/hectare |
Arroz (casca) |
1.200 quilograma/hectare |
Algodão herbáceo |
1.724 quilograma/hectare |
Manga |
24.000 quilograma/hectare |
Mamão |
125.000 quilograma/hectare |
Uva |
28.000 quilograma/hectare |
Limão |
125.000 quilograma/hectare |
Laranja |
129.545 quilograma/hectare |
banana |
500 quilograma/hectare |
10.3-
Produção da Pecuária Municipal 1.999:
Bovinos |
16.570 cabeças |
Suínos |
900 cabeças |
Galinhas |
5.500 cabeças |
Eqüinos |
700 cabeças |
Ovinos |
130 cabeças |
asininos |
22 cabeças |
12.1-
Estabelecimentos do Setor (serviços / turismo):
AUTO-ELÉTRICA |
01 |
MOTO-TAXI |
01 |
PIZZARIA |
01 |
POSTO DE GASOLINA |
01 |
BANCO |
01 |
CARTÓRIO |
01 |
CORREIOS( AGÊNCIA) |
01 |
LANCHONETE |
02 |
RESTAURANTE |
02 |
DESPACHANTE |
02 |
SORVETERIA |
03 |
BORRACHARIA |
03 |
AMBULANTE |
03 |
EMPREITEIRA RURAL |
03 |
CONSTRUTORA |
03 |
CABELEREIRO |
05 |
OFICINA MECÂNICA |
06 |
TAXI |
07 |
BARES |
10 |
18- CONCLUSÕES
Para o estabelecimento de propostas e ações
para o município é importante ter uma visão das vantagens comparativas
e limitações observadas, a partir do diagnóstico.
O município de Pontes Gestal necessita
evoluir em termos de condições de infra-estrutura e qualidade de vida.
O sistema viário municipal, composto por 227 km de estradas, possui
apenas 19km asfaltado.
Os indicadores de saúde, limpeza pública
transporte e comunicação precisam ser melhorados, para que juntos com
a habitação, que evoluiu favoravelmente, venham a refletir
positivamente na melhoria da qualidade de vida e na infra-estrutura
necessária para o desenvolvimento das atividades econômicas, o que é
também uma limitação tanto para a população quanto para a atividade do
turismo.
A população do município tem um percentual
elevado residindo na área urbana ( 73,65% ), apresentando redução
visível de população na área rural.
Na agricultura, vista sempre como potencial
absorvedor da mão-de-obra menos qualificada, ocorre um processo de
redução de postos de trabalho.
A predominância de atividade agropecuária
de baixa tecnologia tem contribuído para a baixa rentabilidade das
propriedades rurais.
No setor rural, os projetos devem ser
direcionados a incentivar e desenvolver atividades que sejam trabalho
intensivo e com demanda complementar e menos sazonal que as atividades
predominantes na agricultura de Pontes Gestal.
Há atividades agrícolas que, mesmo altamente tecnificadas como a
agricultura protegida e a fruticultura são exigentes quanto á
mão-de-obra que pode ser qualificada rapidamente com treinamento.
O desenvolvimento da agroindústria que
agregue valor á matéria-prima agrícola produzida localmente, é também
fonte geradora de emprego e renda.
No comércio, é possível intensificar suas
atividades, buscando apropriar maior parcela da renda gerada no
município e parcialmente gasta em outros centros comerciais.
Quanto ao turismo, o município necessita de
infra-estrutura hoteleira, uma vez que não dispõe de qualquer tipo de
hospedagem, alem de estabelecimentos ligados ao setor de alimentação,
sendo indispensável a capacitação, qualificação para o atendimento ao
público.
As finanças públicas municipais, conforme
relatório apresentado, refere ao ano de 2.002, apresenta superávit,
apresentando despesa com investimentos.
Aspecto preocupante diz respeito ao baixo
volume de receita própria, que pode comprometer na capacidade de
investimento do poder aquisitivo.
|
O diagnóstico ora
apresentado contou com diversas fontes de consulta, inclusive relato
de pessoas residentes na cidade em diferentes épocas pré e
pós-fundação do município e descendentes da família dos fundadores. |
Equipe
responsável pela realização do Diagnóstico do Município de Pontes Gestal.
Coordenação
Simone Cristina Domingues
Pesquisadores
Profª Sueli Flora da Silva
Longo
Maria de Fátima Silva Freire
Auxiliar
de Pesquisa
Ciro Antonio Longo
O PMDLIS - Programa Municipal de Desenvolvimento Local Integrado e
Sustentável é um programa de combate á exclusão social e de promoção do
desenvolvimento humano, social e econômico, onde quem decide os rumos do
município é a população. Este relatório, pesquisado e elaborado por
representantes do fórum local, retrata o Município de Pontes Gestal.
Sonho que
se sonha só,
É só um
sonho que se sonha só . . .
Mas sonho
que sonhamos juntos,
É
realidade ! . . .”
Raul
Seixas
1- AGRADECIMENTOS
Ao Sebrae e sua capacitadora Simone Cristina Domingues, por nos orientar a
nortear novos caminhos.
. .
Ao Prefeito Municipal Dr. João Fernando Pereira da Silva, por nos permitir
. .
.
À Prefeitura Municipal, pelo estabelecimento de uma nova parceria . . .
Aos gestores:
Ciro Antonio Longo e Rosemary Mendes dos Santos , por acreditar ser
possível .
. .
Aos líderes comunitários, por perseverar e não desistir . . .
À comunidade, por sonhar . . .
“Não podemos aguardar que o mundo mude .
Não podemos aguardar que o tempo se modifique e nós nos modifiquemos
junto, em função de uma revolução que chegue e nos arrebate em sua marcha.
“Nós mesmos somos o futuro. Nós somos a revolução”.
|