Pesquisar

Meio Ambiente

Lixo

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco

VoltarTurismo de Sousa PB

 



É em Souza que se encontra o Parque dos Dinossauros, com um dos maiores trechos de pegadas preservadas. Mas atualmente esta atração necessita de recursos para reformas, pois está em situação decadente. Também falta uma maior divulgação.

 

Características
A localidade possui várias praças de acesso público. Uns de seus maiores destaques são, a festa da padroeira, realizada no mês de setembro e o Sousafolia, grande micareta realizada geralmente no mês de maio, atraindo muitos turistas para a região. A estátua de Frei Damião também é um ponto turístico da cidade. A estátua foi construída pela grande admiração que o frade tinha pela cidade, visitando-a constantemente e sendo querido por toda a população. São muitos os devotos na cidade.

É em Sousa que se encontra o Parque dos Dinossauros

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[6]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Sousa está localizada no sertão semi-árido da Paraíba. Sua população está estimada, segundo uma contagem do IBGE feita em 2007, em 63.783 habitantes, possuindo de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) 45.295 eleitores, o que coresponde ao 6° maior colégio eleitoral da Paraíba, ficando atrás de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux e Patos, respectivamente.

O Parque dos Dinossauros é um dos maiores sitios arqueológicos, com aproximadamente 21 sitios, de pegadas preservadas do mundo. Foram observadas pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies, a maioria de dinossauros carnívoros. As pegadas variam entre 5 cm e 40 cm. Segundo estudos, grandes partes dos vestígios encontrados eram de dinossauros voadores. Em suas trilhas é possível observar vestígios (pegadas) também de dinossauros herbívoros, como o Iguanodonte mantelli, supostamente de quatro toneladas, e de carnívoros como o Velociraptor, com aproximadamente dois toneladas. As pegadas podem ser observadas em 13 camadas. É fato que, duas pegadas do parque foram roubadas, e foram localizadas, uma em Boston (E.U.A) e a outra a França. Esses animais viveram nessa região à aproximadamente 110 milhões de anos, e o parque foi descoberto pelo geólogo Luciano Jaques de Moraes. Apesar do esforço para manter o parque em perfeitas condições, o incentivo dado por parte dos governos municipal e estadual é assim como o parque, “pré-histórico”, arcaico, obsoleto. O parque assim como seus guias, são mantidos pelos turistas.(L.C.)

Em Sousa há também a estátua do milagre eucarístico. A história conta que no dia 25 de março de 1814 aproximou-se um homem negro na Sagrada Mesa de Comunhão na primitiva Igreja N. Senhora dos Remédios e ao receber a hóstia saiu às pressas despertando a atenção da assembléia religiosa. Acreditava aquele homem que a hóstia seria um talismã para protegê-lo.Após alguns dias, no local onde atualmente está entronizada a imagem do Bom Jesus Eucarístico de Sousa, foi encontrada a Sagrada Partícula e ao seu redor ovelhas e cordeiros.