Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Notícias Fale Conosco

HISTORIA DE LIMEIRA DO OESTE MG

 

Existia em São José do Rio Preto um comerciante português chamado Joaquim Gomes Ribeiro, dono de uma casa atacadista de secos e molhados. Os fazendeiros da região estavam acostumados a fazer compras nesse estabelecimento.


Conta-se que certa vez um deles não teve dinheiro para saldar suas dívidas com o comerciante. Em troca, deu ao sr. Joaquim a escritura de 400 alqueires de terra.


Foi assim que o português ficou dono do território onde hoje está Limeira do Oeste. Seu filho, Joamário, veio a Minas para tomar conhecimento da situação das terras e viu que eram muitas. Com a ajuda de um engenheiro agrônomo, fez pequenos sítios. Com isso, começaram a chegar várias pessoas ao local.


Por volta de 1968, chegaram o sr. Jose Cândido de Lima, sua esposa Ana Batista e seus dois filhos. Compraram uma parte das terras e passaram a loteá-las. Nascia o povoado que veio a dar origem a Limeira do Oeste. Desmatado o local, ergueram uma capelinha dedicada a São Pedro. Aí, no dia 14 de maio de 1969, o padre João Vale, rezou a primeira missa. Em 1976 se tornou distrito de Iturama e em junho de 1977 o bispo de Uberaba, Dom José Pedro Costa crismava 1.176 pessoas, neste local que então há oito anos não contva com viva alma.

Do nome da família, Lima, tiraram o nome da cidade que emancipou-se em 1992.

Fonte: ARQUIVO PÚBLICO - UBERABA-MG

Autor do Histórico: Marcelo Aguiar