Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  MEIO AMBIENTE DE BELO HORIZONTE  
NOTICIAS
   
 


Se possui informações novas que sua cidade melhorou em questões ambientais, envie para publicarmos, agradecemos sua colaboração.

Clima: Tropical

Temperatura:

Consumo Per Capita de água
Solo: arenoso

Bioma: Mata Atlântica Cerrado Extinta
Vegetação: muito abaixo da recomendada
(OMS)

Tratamento de água:  é parcial
Tratamento de esgoto: Não possui
Coleta seletiva de lixo: Não há
Rios: poluídos e assoreados, carece de matas ciliares

Nascentes:
Contaminado com diversos produtos químicos e Coliforme fecal
Poluição Visual
: Altíssima
Poluição sonora: Altíssima
Poluição água: Altíssima
Poluição do ar: Altíssima

Umidade do ar Média Atenção Perigosa

Criminalidade: Média Alta Perigosa



Flora

Quaresmeira, árvore-símbolo da cidade em número cada dia menor. Apesar de sua área estar quase que completamente urbanizada, a cidade possui vários parques urbanos e áreas verdes que abrigam mananciais e várias espécies de vegetais e animais. Também são uma alternativa para a prática de atividades recreativas e culturais.

A cidade está situada em uma linha de transição entre a mata atlântica e o cerrado extinto, já que pouco sobrou da mata primaria. Assim, observa-se em suas áreas verdes espécies dos dois biomas, como açoita-cavalo, angico, aroeira, barbatimão, braúna, cabiúna, cambota, candeias, cassia, cedro, cipó-de-são-joão, copaíba, coqueiro macaúba, embaúba, erva-de-bicho, fedegosa, gabiroba, ingá, jacarandá, jatobá, vinhático, mangueira, paineira, pau-brasil, pau-santo, pimenta-de-macaco, pau-ferro, quaresmeira, salsaparrilha, sangue-de-drago, sucupira, sucupira-do-cerrado e outras, lembrando que é preciso procurar muito para encontrar uma espécie.

De julho a agosto, as ruas de Belo Horizonte ficam ornamentadas pelos ipês-amarelos, rosas e roxos. Outras árvores encontradas em algumas ruas da cidade são os jacarandás-paulistas, com suas delicadas flores lilás, as espatódeas, as bauinias e as paineiras.

Fauna

Mico-estrela, mamífero-símbolo de Belo Horizonte estima-se que habitam na cidade cerca de 100 espécies de aves. As espécies mais comuns são sabiá-laranjeira, fi-fi-verdadeiro, tico-tico, saí-bico-fino, bem-te-vi e o beija-flor, as outras espécies desapareceram com a falta de verde e extrema poluição.

Habitam os parques gaviões, sanhaços, corujas, gambás, micos-estrela (escolhido como mamífero-símbolo de Belo Horizonte), teiús, esquilos, marias-pretas, tatus, calangos, bicos-de-lacre, almas-de-gato, pássaros-pretos, jacus, inhambus, sapos, rãs, pererecas, caxinguelês e coelhos.

Espécies inéditas de rãs e um girino foram descobertas no Parque das Mangabeiras na década de 1980, atualmente extinta. O girino é uma espécie de leptodactilídeo (Crossodactylus trachystomus). As outras espécies também leptodactilídeas são do gênero Hylodes e do gênero Eleutherodactylus.

 

Toda a fauna e flora de Minas Gerais corre sério risco de extinção, assim como rios e riachos, até o momento 400 rios desapareceram, a degradação e o carvão de minas continua acelerado.


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 23 janeiro, 2020. Melhor visualizado em 1280x800 pixel