-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  HISTORIA DE ARCOS  
Ouças boas musicas
   


Arcos, que por volta de 1823 se chamava São Julião(em 1833 passou a denominar-se Arcos) e possuía 1.175 habitantes. Em 1839, o distrito de Formiga é elevado a categoria de Vila e à de Cidade em 1858. Arcos passou, assim, a pertencer à Vila de Formiga, juntamente com os distritos São João do Glória, Abadia do Porto além dos de Estiva, Aterrado e Bambuí.

A origem do nome do município possui várias versões. A mais corrente diz que, havia uma trilha que perlongava o riacho à margem do qual se encontrava a cidade, cujo caminho era utilizado pelos valentes bandeirantes rumo a Goiás. Certos tropeiros, vindos de longa viagem, resolveram pernoitar no local. Alguns arcos foram deixados de lado ao desprenderem uma barrica.

No dia seguinte, ao seguir viagem, a comitiva encontrou-se com outra que se dirigia ao interior de Minas Gerais. Interpelado pelo chefe da expedição que seguia para o interior sobre o local da pernoite anterior, o responsável pela tropa respondeu: à margem de um córrego onde deixamos alguns arcos.

Tal pergunta se repetiria algumas vezes e, pouco depois o Córrego era conhecido como Córrego dos Arcos, ou simplesmente Arcos. Aos poucos, as primeiras residências arcoenses foram sendo construídos onde hoje é o bairro Niterói para abrigo das comitivas e, alguns anos depois, o lugar transformou-se em povoado.

mais historias

UM DOS primeiros habitantes do local , onde hoje se localiza a Cidade, foi o Capitão Antonio Ribeiro de Morais, pertencente ás Bandeiras que adentravam o sertão de Goiás. Tornando-se o local conhecido como pouso, tempos depois foi construído um rancho, para abrigo de caravanas. Posteriormente, por ali passaram outras caravanas, propiciando o aparecimento das primeiras moradias, ocupando-se os novos moradores da agricultura e pecuária, transformando-se o local, em poucos anos, no próspero e atual Município.

Conta-se que os bandeirantes, ao descarregarem os animais para a pousada, uma das barricas arrebentou-se, desprendendo-se os Arcos que a cingiam, as quais foram deixadas ao acaso. No dia seguinte, tendo esta caravana se encontrado com outra, foram indagados onde passaram a noite, tendo respondido: ás margens de um córrego onde deixamos alguns arcos, originando-se daí o topônimo do lugar.

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Arcos, pela lei provincial nº 980, de 04-07-859 e pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Formiga.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Arcos figura no município de Formiga.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Arcos, pela lei estadual nº 148, de 17-12-1938, desmembrado de Formiga. Sede no antigo distrito de Arcos. Constituído de 2 distritos: Formiga e Porto Real (ex-Porto Real de São Francisco). Teve sua denominação altrado pelo decreto acima citado, ambos desmembrados de Formiga. Instalado em 01-01-1939.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Arcos e Porto Real.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, desmembra do município de Arcos o distrito de Porto Real. Elevado à categoria de município com a denominação de Iguatama.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, é criado o distrito de Japaraíba (ex-povoado de São Simão) e anexado ao município de Arcos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Arcos e Japaraíba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Arcos o distrito de Japaraíba. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Referencias
Wikipedia
IBGE
Ache Tudo e Região




  'Não estamos sozinhos', ou dividimos espaço com outras criaturas, ou morremos junto com o planeta, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 27 outubro, 2021. Melhor visualizado em 1280x800 pixel