Home / Pesquisar / Úteis / Ambiente / Astronomia / Recicle / Cidades / Árvores / Dinos / Anuncie / Noticias / Fale

BRASIL



Lixo reciclável em troca do pagamento de dívidas de IPTU atrasado. Esta é a idéia que a Organização Não Governamental, Taquari Cariri, começou a por em prática junto com a Prefeitura de Juazeiro do Norte. Atualmente a dívida ativa do IPTU do município é de aproximadamente R$ 10 milhões. No município são nove postos de coleta. Mais de quatro mil pessoas já aderiram ao projeto

Uma idéia simples, criativa, que está ajudando a preservar o meio ambiente e, de quebra, ainda quita dívidas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, a 563 quilômetros de Fortaleza. É assim que a administração municipal e a Organização Não Governamental (ONG) Taquari Cariri estão conseguindo mobilizar a população de Juazeiro do Norte. A idéia consiste em trocar lixo reciclável pelo pagamento de IPTUs atrasados.


Para pôr em prática, a ONG abriu nove postos para coleta na cidade. Quem está com o IPTU atrasado pode se cadastrar e levar o lixo reciclável. A separação dos resíduos é feita na residência do contribuinte. Os materiais considerados lixo reciclável são: PVC, PET (garrafas de plástico de refrigerantes), papelão e alumínio. Para cada produto está sendo cobrado um valor específico. Nos locais de recebimento, o material é pesado e o cidadão fica com um recibo onde consta o valor que será descontado na dívida com a Prefeitura de Juazeiro.

Após essa primeira etapa, os resíduos são armazenados em um galpão. Toda a parte técnica é realizada pela Taquari Cariri. Quando o lixo atingir a quantidade suficiente para encher uma caçamba, por exemplo, o Sebrae, que também firmou parceria, se encarrega em entrar em contato com empresas interessadas no lixo reciclável. Todo o dinheiro pago pelos resíduos vai para as contas da Prefeitura de Juazeiro do Norte e, automaticamente, o valor dos recibos que os contribuintes receberam serão debitados da dívida deles.

Para o presidente da Defesa Civil do município, Eraldo Oliveira, todos ganham com o projeto idealizado pela ONG. ''A cidade que fica limpa, a ONG que cumpre sua obrigação social e ambiental, a prefeitura que recebe o atrasado e o contribuinte que quita a dívida'', disse Oliveira. Ele informou que mais de quatro mil pessoas já aderiram ao projeto.

O presidente da ONG, Taquari Cariri, Marco Aurélio Aragão Filgueiras, disse que o projeto é apenas o início de um grande programa de conservação e proteção do meio ambiente na região. ''Imaginamos que quando a população quitar a dívida vai começar a poluir novamente. Portanto já estamos pensando em um outro projeto que vislumbra a troca de lixo por comida'', disse o presidente.

Segundo a assessora da Prefeitura de Juazeiro do Norte, Lúcia Primo, atualmente a dívida ativa do IPTU do município é de cerca de R$ 10 milhões. ''Isso corresponde a aproximadamente 53 mil imóveis'', informou. Hoje a população residente no município é estimada em 224 mil pessoas. ''Mas contando com a população flutuante pode chegar a mais de 250 mil'', disse a assessora.





Não estamos sozinhos, é vital dividirmos espaço com outras criaturas ou seremos também eliminados do planeta. Proteger as árvores, os animais, rios e mares são dever cívico de cada cidadão. Seremos todos responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo a natureza.

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.



 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 28 março, 2021.