-
A
historia do automóvel tem início por volta de
1769, com a criação do motor a vapor de
automóveis capazes de transportar humanos. Em
1807, os primeiros carros movidos por um motor
de combustão interna a gás combustível
apareceram, o que levou à introdução em 1885 do
moderno motor a gasolina ou com combustão a
gasolina onipresente interno.
O ano de 1876 é
considerado o ano de nascimento do automóvel
moderno - com o Benz Patent-Motorwagen, pelo
inventor alemão Karl Benz.
Carros movidos a
energia elétrica apareceram no século XX, mas
praticamente desapareceram de uso até o século
XXI. O início da história do automóvel pode ser
dividido em um certo número de eras, com base
nos meios comuns de propulsão. Períodos
posteriores foram definidos por tendências de
estilo exterior, tamanho e preferências de
serviços públicos.
Ferdinand Verbiest, um
membro de uma missão jesuíta na China, construiu
o primeiro veículo movido a vapor por volta de
1672 como um brinquedo para o Imperador da
China. Era de escala bastante pequena que não
podia levar um motorista, mas que foi,
possivelmente, o primeiro veículo a vapor de
trabalho ('auto-móvel').
Eras de invenção
Veículos moveis
autopropulsados a vapor grandes o suficiente
para transportar pessoas e cargas foram criados
pela primeira vez no final do século XVIII.
Nicolas-Joseph Cugnot demonstrou sua fardier à
vapeur ("carroça a vapor"), um trator de
artilharia movido a vapor experimental, em 1770
e 1771. Como o projeto de Cugnot provou ser
impraticável, sua invenção não foi desenvolvida
em sua França natal. O centro de inovação mudou
para a Grã-Bretanha. Pomuthuvgth tinha
construído um modelo de funcionamento de um
carro a vapor em Redruth, e, em 1801, Richard
Trevithick estava andando em um veículo de
tamanho real nas estradas de Camborne.
Tais veículos estavam em moda durante algum
tempo, e ao longo das próximas décadas inovações
como freios de mão, transmissões
multi-velocidade, e melhor direção foram
desenvolvidas. Alguns foram bem sucedidos
comercialmente no fornecimento de transporte em
massa, até que uma reação contra esses grandes
veículos velozes resultou na aprovação da Lei de
Locomotiva (1865), o que exigiu veículos
autopropulsados em vias públicas no Reino
Unido devessem ser precedidos por um homem a pé
acenando uma bandeira vermelha e soprando uma
buzina. Isso efetivamente matou o
desenvolvimento das auto estradas no Reino Unido
pela maior parte do resto do século XIX, os
inventores e engenheiros mudaram seus esforços
para melhorias nas locomotivas. (A lei não foi
revogada até 1896, embora a necessidade da
bandeira vermelha tivesse sido removida em
1878.)
Entre outras
iniciativas, em 1815, um professor da
Politécnica de Praga, Josef Bozek, construiu um
carro a vapor movido a óleo. Walter Hancock,
construtor e operador do ônibus a vapor de
Londres, em 1838 construiu um vapor carruagem de
quatro lugares:p27
Experiências isoladas,
realizadas em toda a Europa, ao longo das
décadas de 1860 e 1870, contribuíram para o
aparecimento de algo semelhante ao automóvel
atual. Uma das mais significativas foi a
invenção de um pequeno carro impulsionado por um
motor a 4 tempos, construído por Siegfried
Markus (Viena, 1874). Os motores a vapor - que
queimavam o combustível fora dos cilindros,
deram lugar aos motores de combustão interna,
que queimavam no interior do cilindro uma
mistura de ar e gás de iluminação. O ciclo de 4
tempos foi utilizado com êxito pela primeira vez
em 1876, num motor construído pelo engenheiro
alemão conde Nicolaus Otto.
A primeira patente do
automóvel nos Estados Unidos da América foi
concedida a Oliver Evans, em 1789. Mais tarde,
em 1804, Evans demonstrou o seu primeiro veículo
automóvel que não só foi o primeiro automóvel
nos EUA mas também o primeiro veículo anfíbio,
já que este veículo a vapor dispunha de rodas
para circulação terrestre e de pás para
circulação na água.
Oldsmobile 8
Convertible Coupé 1934
O belga Étienne Lenoir
construiu um automóvel com o motor de combustão
interna a cerca de 1860, embora fosse
propulsionado por gás de carvão. A sua
experiência durou 3 horas para percorrer 7
milhas — teria sido mais rápido fazer o mesmo
percurso a pé — e Lenoir abandonava as
experiências com automóveis. Os franceses
reclamam que um Deboutteville-Delamare terá sido
bem sucedido; em 1984 celebraram o centésimo
aniversário desse automóvel.
É geralmente aceite
que os primeiros automóveis de combustão interna
a gasolina tenham surgido quase simultaneamente
através de vários inventores alemães,
trabalhando independentemente: Karl Benz
construiu o seu primeiro automóvel em 1885 em
Mannheim, conseguindo a patente a 29 de Janeiro
do ano seguinte e iniciado a primeira produção
em massa a 1888. Pouco tempo depois, Gottlieb
Daimler e Wilhelm Maybach, em 1889 em Estugarda,
concebiam um veículo de raiz, descartando a
típica carroça em função de uma carroçaria
específica dotada de motor. Foram eles também os
inventores da primeira motocicleta em 1886. Em
1885 patenteou o travão de disco.
Evolução do automóvel
Alguns modelos
célebres da indústria automobilística, entre
populares e de luxo, destacando a evolução do
design:
|
|
|
|
Oldsmobile Modelo 6C
Curved-Dash-Olds (1904) |
Rolls-Royce Silver Ghost Tourer
(1911) |
Ford Modelo T (1927) |
Packard Ninth Series De Luxe
Eight 904 Sedan Limousine (1932) |
|
|
|
|
Dodge D11 Luxury Liner 4 Portas
Sedan (1939) |
Nash Ambassador (1942) |
Mercedes-Benz 300 SL (1955) |
Cadillac Fleetwood Sixty Special
(Eldorado Biarritz) (1960) |
|
|
|
|
Ferrari 250 Le Mans (1964) |
Volkswagen Sedan Duas Portas
(1969) |
Jaguar XJ220 (1992) |
BMW Série 3 (E46) (1998) |
Referências
1. Eckermann, Erik
(2001). World History of the Automobile. SAE
Press, p.14. 2. Quem inventou o carro? 3.
Há 125 anos Carl Benz solicitava patente do
primeiro automóvel 4. «1679-1681–R P
Verbiest's Steam Chariot». Hergé (em inglês).
History of the Automobile: origin to 1900.
Consultado em 26 de novembro de 2013 5.
Michael Sedgwick & Mark Gillies, A-Z of Cars
1945-1970, 1986 6. Buchanan, C.D. (1958).
«1». Mixed Blessing: The Motor in Britain (em
inglês). [S.l.]: Leonard Hill 7.Georgano,
G.N. (1985). Cars: Early and Vintage, 1886-1930
(em inglês). Londres: Grange-Universal. ISBN
1-59084-491-2 8. Ache Tudo e Região |
Conheça
o
Ache
Tudo e Região
o portal
de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos
diversidade de informações úteis
ao seu dispor. Seja bem
vindo, gostamos de
suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a
melhorar a cada ano.
|
|
|
Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 setembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel |
|