Olimpíadas 2008

A China

Atletas Brasileiros

Calendário

Classificação Geral

Curiosidades

Fotos

Locais de Competição

Mascotes de Pequim

Modalidades Excluídas

Modalidades Olímpicas

Origem das Olimpíadas

Países Participantes

Quadro de Medalhas

Sedes dos Jogos

Todas as Olimpíadas

Vídeos

Serviços

Home

Anuncie

Astronomia

Bate Papo

Desaparecidos

Dúvidas

Endereços Úteis

Fale Conosco

Notícias

Meio Ambiente

Pesquisar

 

Trampolim
Acrobático
Medalhas do Brasil
Ouro Prata Bronze
0 0 0

AP
Estréia do esporte em 2000
Apesar de registros variados, não existe uma data precisa para o surgimento do trampolim. Na Idade Média, acrobatas de circo já usavam tábuas de mola em suas apresentações, assim como os trapezistas utilizam redes de segurança.

De acordo com jornais e cartões comemorativos, o primeiro registro de um trampolim é do ano de 1800. O termo foi cunhado pelo circo Hughes, em Londres, por causa da apresentação do seu acrobata francês Trampoline, que dava saltos mortais em uma cama elástica. Como esporte, a modalidade passou a ser disputada quando o norte-americano George Nissen patenteou a cama elástica, em 1936.

Utilizado nas aulas de educação física de escolas e universidades, o trampolim também foi introduzido nos treinamentos militares durante a Segunda Guerra Mundial. Já as primeiras competições internacionais também foram disputadas em Londres, em 1964. Neste mesmo ano, foi fundada a Federação Internacional de Trampolim (FIT).

Provas
O trampolim acrobático, popularmente conhecido como cama elástica, é a única modalidade disputada em Olimpíadas. O atleta adquire altura e estabilidade com saltos preliminares. Então, inicia a execução de 20 elementos técnicos, sem interrupções, divididos em duas séries de 10.

No trampolim sincronizado, os atletas se apresentam em aparelhos diferentes e devem executar os elementos simultaneamente. Há também o duplo mini-trampolim, que como o próprio nome diz, é menor. O atleta salta nele após uma corrida e executa dois elementos técnicos distintos sem interrupção. Já o tumbling é composto por três séries de oito exercícios acrobáticos variados, similares aos do solo da ginástica artística.

Em Pan-Americanos, o esporte estreou na Cidade do México-1955 como modalidade da ginástica artística. Mas após Chicago-1959, o trampolim foi retirado do programa. Por falta de atletas em Santo Domingo-2003, a volta da modalidade foi prorrogada, e aconteceu apenas nos Jogos do Rio em 2007.

Em 1997, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o trampolim acrobático no programa oficial para Sydney-2000, mas exigiu mudanças. Assim, desde 1 de janeiro de 1999, a FIT deixou de existir e a modalidade foi integrada à Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Em Sydney-2000, na primeira vez em que o trampolim acrobático foi disputado em Olimpíadas, os russos ficaram com as medalhas de ouro, com Alexandre Moskalenko e Irina Karavaeva. Em Atenas-2004, os campeões foram a alemã Anna Dognadze e o ucraniano Yuri Nikitin.

1ª aparição nos Jogos: 2000
Local: Estádio Nacional Indoor
Federação Internacional: Fédération Internationale de Gymnastique (FIG) - www.fig-gymnastics.com/

Provas: individual masculino
individual feminino
 


 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 março, 2021. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768