Olimpíadas 2008

A China

Atletas Brasileiros

Calendário

Classificação Geral

Curiosidades

Fotos

Locais de Competição

Mascotes de Pequim

Modalidades Excluídas

Modalidades Olímpicas

Origem das Olimpíadas

Países Participantes

Quadro de Medalhas

Sedes dos Jogos

Todas as Olimpíadas

Vídeos

Serviços

Home

Anuncie

Astronomia

Bate Papo

Desaparecidos

Dúvidas

Endereços Úteis

Fale Conosco

Notícias

Meio Ambiente

Pesquisar

 

Taekwondo
Medalhas do Brasil
Ouro Prata Bronze
0 0 0

Reuters
Primeira vez em 1988
A arte marcial coreana começou a ser praticada 1400 anos a.C., embora desenhos em estatuetas de guerreiros em posição de combate tenham sido encontrados em sítios arqueológicos 900 anos antes. No início, a modalidade se denominava So-back-do, que significa "a arte de golpear com o punho e dar patadas", e era usada como um ritual religioso. Ao mesmo tempo, um grupo de jovens aristocratas chamados Wharang se dedicou à prática da modalidade com o intuito de preservar a natureza.

Durante o século 19, quando a Coréia foi invadida por russos, chineses e japoneses, a modalidade sofreu transformações. Quando a China esteve em território coreano, o kung-fu influenciou o so-back-do, mudando seu nome para tang-Soo-Do - "a arte da mão china".

No outro século, ocupada até 1945 pelos japoneses, a Coréia teve a prática da arte marcial proibida. Apesar disso, os coreanos continuaram treinando em segredo. Com o final da Segunda Guerra Mundial - e a derrota do Japão -, a sociedade local começou a recuperá-la, porém com diferentes sistemas.

Um grupo de coreanos que tinham regressado do exílio, comandados pelo general Choi Hong Hi - o pai do taekwondo -, conseguiu organizar as regras e fundou a primeira academia. Logo em seguida, outras escolas se proliferaram rapidamente por todo o país.

Em 1953, a modalidade tornou-se prática obrigatória no exército coreano. Um ano mais tarde, vários mestres decidiram unificar as diferentes escolas, formando um estilo nacional: o tae sôo-do, depois chamado taekwondo(o caminho dos pés e das mãos).

Taekwondo no mundo
Nos anos de 1960, o novo esporte se espalhou pelo mundo. Sihak Henry Cho abriu o primeiro ginásio de "caratê coreano" em Nova York, nos Estados Unidos. Três anos depois, o taekwondo chegou à Malásia, Tailândia e Hong Kong e, no ano seguinte, no Canadá. Em 1965, o mestre e general Choi Hong Hi realizou uma turnê de divulgação que abrange Alemanha, Itália, Turquia, Espanha e os países do Golfo Pérsico.

Em 22 de março de 1966, foi fundada a Federação Internacional de Taekwondo (ITF), presidida pelo general Choi e integrada pelas associações nacionais do Vietnã, Malásia, Cingapura, Canadá, Alemanha Oriental, Estados Unidos, Turquia, Itália, Arábia Saudita, Egito e Coréia do Sul. A sede da ITF foi instalada no Canadá.

Quando foi sede dos Jogos de 1988, a Coréia do Sul colocou o taekwondo como esporte de exibição. Nas Olimpíadas seguintes, em Barcelona-1992, voltou incluído como esporte de demonstração, sem dar medalhas oficiais. Em Sydney-2000, porém, o esporte passou a integrar o programa oficial olímpico com a participação de 103 atletas - 55 homens e 48 mulheres - representando 51 países. Em Atenas-2004 foram 124 atletas - 60 mulheres e 64 homens - representando 60 países diferentes.

1ª aparição nos Jogos: 2000
Local: Ginásio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim
Federação Internacional: World Taekwondo Federation (WTF) - http://www.wtf.org/

Provas: acima de 80kg masculino
até 58kg masculino
até 68kg masculino
até 80kg masculino
acima de 67kg feminino
até 49kg feminino
até 57kg feminino
até 67kg feminino
 


 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 março, 2021. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768