Olimpíadas 2008

A China

Atletas Brasileiros

Calendário

Classificação Geral

Curiosidades

Fotos

Locais de Competição

Mascotes de Pequim

Modalidades Excluídas

Modalidades Olímpicas

Origem das Olimpíadas

Países Participantes

Quadro de Medalhas

Sedes dos Jogos

Todas as Olimpíadas

Vídeos

Serviços

Home

Anuncie

Astronomia

Bate Papo

Desaparecidos

Dúvidas

Endereços Úteis

Fale Conosco

Notícias

Meio Ambiente

Pesquisar

 

Pólo Aquático
Medalhas do Brasil
Ouro Prata Bronze
0 0 0

Divulgação
Equipe dos EUA de 1928
Não existem muitos registros de quando e como o pólo aquático começou a ser praticado. O que se sabe é que ele surgiu durante o século 18, na Europa, como uma espécie de entretenimento durante as competições de natação muito extensas e era praticado principalmente em rios e lagos. O nome pólo seria derivado de "pulu", nome da borracha importada da Índia de que era feita a bola.

A princípio tratava-se apenas de uma versão aquática do rúgbi, este sim, um esporte já estabelecido. O formato, contudo, foi ganhando popularidade entre diversos países. Os ingleses estabelecerem as primeiras regras para as partidas, mas foi um irlandês, William Wilson, quem colocou as duas metas e aproximou a modalidade do futebol.

Em 1900, já popular em diversos países, o pólo aquático foi adicionado aos Jogos Olímpicos de Paris, sagrando-se a primeira modalidade coletiva da história do evento. Em Saint Louis-1904, entretanto, o pólo aquático foi disputado somente por equipes dos Estados Unidos. A Alemanha estava inscrita, mas desistiu de disputar a competição ao saber que as regras utilizadas seriam as norte-americanas.

Unificação das regras
Em 1908 foi criada a Fina e, três anos depois, a entidade adotou as regras anglo-escocesas como um padrão para a modalidade, pondo fim às diferentes normas que existiam no pólo aquático mundial.

Com as novas regras, o pólo aquático passou a requerer resistência e técnica de um nadador, uma vez que os atletas chegam a percorrer cerca de cinco quilômetros em uma mesma partida. Domínio da técnica para o drible, o arremesso e o passe também são fundamentais. A força de um jogador de rúgbi completa o perfil dos atletas de pólo aquático, que se caracterizam por terem braços longos, uma vez que 85% de seu corpo ficam dentro da água.

A Hungria é a grande potência mundial, dominando a modalidade até a década de 70. Depois deste período, os húngaros enfrentaram um jejum de 24 anos. Em Sydney-2000, a equipe européia voltou a vencer, fato que se repetiu em Atenas-2004. As Olimpíadas na Austrália marcaram também o ingresso do pólo aquático feminino nos Jogos Olímpicos, e o primeiro lugar no pódio ficou com a seleção anfitriã.

1ª aparição nos Jogos: 1900
Local: Parque Aquático Ying Tung
Federação Internacional: World Wide Swimming Sports Organisation (FINA) - www.fina.org/

Provas: masculina
feminina
 


 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 março, 2021. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768