Olimpíadas 2008

A China

Atletas Brasileiros

Calendário

Classificação Geral

Curiosidades

Fotos

Locais de Competição

Mascotes de Pequim

Modalidades Excluídas

Modalidades Olímpicas

Origem das Olimpíadas

Países Participantes

Quadro de Medalhas

Sedes dos Jogos

Todas as Olimpíadas

Vídeos

Serviços

Home

Anuncie

Astronomia

Bate Papo

Desaparecidos

Dúvidas

Endereços Úteis

Fale Conosco

Notícias

Meio Ambiente

Pesquisar

 

Ginástica Rítmica
Medalhas do Brasil
Ouro Prata Bronze
0 0 0

Reuters
Ginasta exibe coreografia
A ginástica rítmica começou a ser praticada por volta da década de 20, após o final da Primeira Guerra Mundial, quando várias escolas de ginástica começaram a acrescentar novos exercícios e música à ginástica artística. Em virtude da adição desses elementos, em 1961, na União Soviética, a modalidade passou a ser chamada de ginástica rítmica.

Disputada unicamente por mulheres, a intenção inicial desta modalidade era suavizar os movimentos da ginástica e realçar a interação entre o corpo e os aparelhos. A ênfase na feminilidade foi outra constante na ginástica rítmica que incorpora, inclusive, posições e técnicas derivadas do balé clássico.

A ginástica rítmica também busca muitas referências na dança, algo que pode ser percebido quando associamos as potências da modalidade às principais escolas mundiais de dança. Moscou e Kiev são mundialmente conhecidas por suas escolas, enquanto outros países periféricos no esporte como Espanha e Brasil encontram na dança fortes identidades culturais.

This text will be replaced
 


Internacionalização
O primeiro torneio internacional da modalidade data de 1961 e foi realizado no Leste Europeu. Um ano depois, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a ginástica rítmica como modalidade e, em 1963, a entidade organizou oficialmente o primeiro torneio mundial em Budapeste, na Hungria. O evento contou com a participação de 28 ginastas de dez países europeus. Nesta época, as rotinas limitavam-se a bola, arco e maças.

Nas décadas seguintes, o esporte teve grande crescimento e ganhou popularidade. Dessa forma, o Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu, em 1984, a ginástica rítmica como esporte olímpico. A modalidade fez a primeira aparição nos Jogos de Los Angeles com competições exclusivamente individuais. A primeira medalha de ouro foi conquistada por Lori Fung, do Canadá. A prata ficou com Doina Staiculescu, da Romênia e o bronze com Regina Weber, da Alemanha Ocidental.

Em Seul-1988, quatro anos após o boicote dos soviéticos, as ginastas deste país voltaram aos Jogos Olímpicos e impuseram seu domínio na modalidade com a vitória de Marina Lobach. No ano seguinte, competindo pela Comunidade dos Estados Independentes (CEI), Aleksandra Timoshenko subiu no ponto mais alto do pódio. Em Atlanta-1996 é implantada a competição por conjuntos, e a Espanha vence o primeiro ouro nesta categoria.

1ª aparição nos Jogos: 1984
Local: Ginásio da Universidade de Tecnologia de Pequim
Federação Internacional: Fédération Internationale de Gymnastique (FIG) - www.fig-gymnastics.com/

Provas: individual feminino
equipes feminino
 


 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 29 março, 2021. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768