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  TEATRO MUNCIPAL DE SÃO PAULO  
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Programa da A.B.E.
Urbanologia e Análise Cultural da Arquitetura
em contextos interculturais e nas relações internacionais
Coordenação:  Prof. Dr. A. A. Bispo

Teatro Municipal de São Paulo.
Sessão solene da A.B.E. pelos 450 anos de São Paulo 2004
(Foto A.A.Bispo)
Theatro Municipal São Paulo

Os estudos teóricos dos processos culturais em âmbito internacional, em especial euro-brasileiro, não podem deixar de dedicar particular atenção à Urbanística e à Arquitetura. A expansão da Europa em regiões extra-européias a partir dos Descobrimentos levou ao estabelecimento de colônias, pontos fortificados e missões, à modificação de vias de comunição já existentes e à abertura de novas rotas, dando início a um processo de ocupação de regiões com a criação de uma rêde crescente de povoados, cidades e estradas. Esse processo, iniciado no período colonial, prolonga-se até o presente.

Ele continua vigente nos seus mecanismos, e esses foram nas suas origens estreitamente vinculados com processos de transformação cultural e de identidades, sobretudo através da cristianização de culturas nativas. Os estudos urbanológicos sob a perspectiva euro-brasileira assumem, assim, uma orientação decididamente teórico-cultural; a própria culturologia não pode ser desenvolvida adequadamente sem a consideração do(s) processo(s) urbanos colocado(s) em ação.

Por essa razão, a Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência vem considerando em eventos, viagens de observações, estudos e debates, temas relacionados com a Arquitetura e o Urbanismo sob a perspectiva dos estudos culturais. Parte-se da constatação de que os mais graves problemas sociais e ecológicos da atualidade estão estreitamente vinculados com problemas de ocupação e uso irrefletido e desordenado do planeta, de crescimento incontrolado de grandes cidades, ou seja, a processos de cunho urbanológico. A reflexão sobre questões de Urbanismo nos seus vínculos assumem, assim, papel de primordial relevância nos Estudos Culturais de responsabilidade ambiental e ética.

Os trabalhos possuem uma orientação fundamentalmente interdisciplinar. As relações entre a Arquitetura e a Música veem sendo particularmente consideradas e os estudos dão prosseguimento a reflexões e debates iniciados em fins da década de 60 na Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e no Centro de Pesquisa em Musicologia da Sociedade Nova Difusão (São Paulo). Dos eventos mais recentes, salientam-se dois seminários universitários dedicados ao tema Arquitetura, Música e Urbanismo realizados na Alemanha, respectivamente na Universidade de Bonn (Música e Urbanismo) e na de Colonia (Música na Teoria da Arquitetura).

A atenção dos trabalhos da A.B.E. tem sido sobretudo dirigida à análise de estruturas e mecanismos que possam elucidar processos que continuam a se desenrolar quase que em automatismo "auto-poético". A ação desses mecanismos no encontro com as culturas indígenas de zonas de expansão na Amazônia foi um dos complexos temáticos tratados no Congresso de Estudos Euro-Brasileiros realizado para o encerramento do Triênio de eventos científicos pelos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. A seguir, um programa de estudos particularmente amplo foi dedicado ao tema "Poética da Urbanidade", levado a efeito em 2003/4 pelos 450 anos da fundação de São Paulo. Com base nas reflexões encetadas em várias cidades da Europa e do Caribe, efetuou-se um Colóquio Internacional de Estudos Interculturais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Súmulas dos trabalhos realizados e o programa do Colóquio podem ser aqui visitados:

Poética da Urbanidade. Reflexões em diversos contextos

Colóquio Internacional pelos 450 Anos de São Paulo
Outros relatos e excertos de trabalhos relativos à Arquitetura e Urbanismo da A.B.E. disponíveis pela Internet:
Ciclo de reflexões pelo Ano Oscar Niemeyer 2007 (em andamento):
I. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde. O Moderno na Arquitetura e os Estudos Culturais. De-mitologizações


II. Rio de Janeiro: Paço Imperial: Arquitetura Brasileira e Patrimônio Moderno
III.Niterói: Caminho Niemeyer. Atualidades do Moderno Histórico na Imagem Urbana e Não-Modernidade
IV. São Paulo. Auditório do Ibirapuera. Gestos, Pathos, Sinais e Sentido na Arquitetura do Passado Moderno
Museu Casa Juscelino Kubitschek, Diamantina. Visita pelo Ano Oscar Niemeyer.
The Gates. Reflexões sobre Tempo, Espaço e Matéria no Processo Criador - Arquitetura, Música e Dança
Deconstruções e Reconstruções na História: Dúvidas. "Zweifel": Reflexões nas Ruínas do Palácio da República de Berlim


Estudos da Mídia nas Relações Culturais Transatlânticas e Interamericanas: Dança de Edifícios - Arquitetura e Metáfora. Reflexões no Porto da Mídia, Düsseldorf/Alemanha
Fundamentos do Grotesco nos Processos Culturais Transatlânticos e Interamericanos. Reflexões na Catedral da Basiléia, Suíça
Arqueologia do Saber e Simbolismo na Renascença de Comunidades. Observações em Boscodon. Ano França-Brasil 2005 da A.B.E.


Classicismo e gothic revival - Processos Identificatórios Britânicos e Extensões.Dimensões da Arquitetura Vitoriana no Brasil (Sessões de estudo motivadas pela utilização da Estação da São Paulo Railway como centro de língua portuguesa)
Cânones e Identificação Francesa na Teoria Construtiva e suas Extensões no Brasil (Sessões preliminares.230 anos de nascimento de Grandjean de Montigny e 190 anos da Missão Artística Francesa)


Revelação Divina e Normas Clássicas no Pensamento Construtivo Ibérico e suas Extensões nos Territórios de Missão e Colonização. (Sessões de estudos pelos 400 anos de nascimento de Juan Caramuel de Lobkowitz)
O Espaço como Matéria - Experiência Espacial Auditiva. Concepções de Compositores relacionadas com a Arquitetura e Reflexões relativas ao Complexo Cultura/Natureza/Música. Sessões de estudo
Auditório de Tenerifa: Possibilidades de Interpretação e Significado Atlântico. Observações in loco e Reflexões


Recepções, Hibridismo e Representação na Arquitetura Teatral. Reflexões no Teatro Baltasar Dias, Funchal. Comemorações de W. A. Mozart
Metáforas e Problemas da Estetização. Reflexões nos Jardins da Villa Ephrussi Rotschild, Saint-Jean-Cap Ferrat, Côte d'Azur. Ano de Comemorações W.A.Mozart e Robert Schumann
Dimensões Simbólicas da Militância na Arquitetura Religiosa. Significado para a Preservação de Expressões Culturais em Processos de Mudança Confissional. Marienheide. Circuito Euro-brasileiro de Estudos Culturais na Região de Oberberg e no Vale do Agger


Arqueologia da Espiritualidade e Estudos Culturais Comparados. Universos Culturais Submersos em Processos de Mudança Confessional. Wiedenest, Bergneustadt. Circuito Euro-Brasileiro de Estudos Culturais
Confissão, Cultura e Ambiente. Relações e Mudanças.
Memória e Preservação Patrimonial do Bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro
Santa Teresa, RJ. Memória e Preservação Patrimonial II: Cultura e Meio Ambiente. Princesa Teresa da Baviera e Carl von Koseritz.


Sabedoria/Cultura entre o Românico e o Gótico. Wetzlar: Transformações nas Expressões Culturais Medievais
Teatro Carlos Gomes de Vitória (Espírito Santo), 80 Anos. Projeto do Imigrante André Carloni
Palácio do Catete, Museu da República
Caminhos do Passado - Reorientações para o Futuro. Vias de Processos Culturais: Performação, Exploração e Colonização
Patrimônio Cultural e !ualidade de Vida. Causas de Degradação e Sustentabilidade de Ações Recuperadoras.Estudo de Caso: Chácara do Barão do Serro
"Harmonia Oculta é mais Poderosa do que a Evidente".Idéia de Harmonia nas Concepções do Mundo e do Homem e suas Expressões Arquitetônicas. Jerichow. Trabalhos da A.B.E.


Berlim, Forum Humboldt. Para uma Fenomenologia dos Fóros Mundiais de Cultura: Forum Humboldt no antigo Palácio Real de Berlim. De-montagem, Reconstrução, Diálogo Internacional Cultura/Ciência
Recuperação e Utilização do Patrimônio Arquitetônico e Natural na Europa e no Brasil. Estudo de Caso: Haldensleben-Hundisburg. Academias de verão da Europe Philharmonie no palácio de Hundisburg
Cultura, Natureza, Utilidade. Dimensões Ambientais, Sociais e Teórico-Culturais do Paisagismo Inglês. Wörlitz: Parque Paisagístico. Visita da A.B.E., maio de 2007


Textos e relatos de trabalhos mais antigos:


Vias de Comunicação no Estudo Histórico-Musical do Processo de Difusão Cultural
Leitura e Análise Ambiental da Urbe. Ensaio de um Método Interdisciplinar (1970)
Hermenêutica da Urbe. Preliminares (1970).
Edifícios e Espaços de Significado Religioso da Antiga Urbe (1970)
Edifícios e Espaços de Significado Sócio-Cultural Profano da Antiga Urbe (1970).
O quadrivium e a Universidade no Brasil (1969).
Materiais Construtivos e Composição (1969).
Comunicação Visual e Música (1972).
Kitsch: Um Problema Ético-Estético (1972).
Transformação Qualitativa dos Espaços Urbanos (1970).
Ensaio de Superação do Falso na Cultura (1972).
Documentação Iconográfico-Musical da Evolução Cosmopolita (1970).
Percepção da Metrópole e o Estudo da Cultura Popular no Exemplo de São Paulo (1972).
Questões da Revalorização Qualitativa do Centro de São Paulo (1970).

 

Referencia:
Fonte:http://www.arquitetura.brasil-europa.eu/

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