As
primeiras referências documentais específicas
sobre o atual território de Mauá datam do início
do século XVIII. Naquela época, a região que
abrigava a área onde hoje se localiza Mauá
recebera a denominação indígena de Cassaquera,
cujo significado é "Cercados Velhos". Já a
região vizinha, que ficava na parte alta do
território em que se localizam Rio Grande da
Serra e Ribeirão Pires, chamava-se Caguassu,
cujo significado é "Mata Grande".
A região de Cassaquera abrigava um povoamento
bastante disperso, cuja existência estava
diretamente relacionada ao caminho que ligava a
então Vila de São Paulo ao litoral e que,
atravessando o território, passava nas
vizinhanças do atual leito ferroviário, às
margens do rio Tamanduateí.
Com o tempo, a localidade tornou-se passagem
obrigatória para os povoados de Pilar e São
Bernardo. O povoado de Pilar desenvolveu-se ao
redor da Capela de Nossa Senhora do Pilar,
construída em 1714, no atual Pilar Velho -
Ribeirão Pires. Esse povoado também estava à
beira de outro caminho que conduzia para a Vila
de Mogi das Cruzes através dos campos de
Taiaçupeba e Guaió.
Em 1856 foi aprovado o decreto que permitiu a
formação de uma companhia para a construção da
estrada de ferro Santos/Jundiaí e concedeu ao
Barão de Mauá, juntamente com o Marquês de Monte
Alegre e o Conselheiro José Antonio Pimenta
Bueno (que viria a ser o Marquês de São Vicente)
o direito de construir e explorar a ferrovia por
90 anos.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos
primeiros idealizadores da construção de
ferrovias que ligassem São Paulo ao litoral ou,
por exemplo, ao Rio de Janeiro, foi a captação
de recursos para a empreitada. Por isso, Irineu
Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, obteve do
Imperador D. Pedro II autorização para buscar
recursos fora do país.
Valendo-se de seu prestígio social, o Barão de
Mauá conseguiu que boa parte das ações fosse
subscrita por pessoas de seu círculo de relações.
Conseguiu também que os governos do Império e da
Província de São Paulo oferecessem as garantias
exigidas pelos banqueiros ingleses para o
empréstimo de capital.
A participação do Barão de Mauá na fase de
construção da ferrovia foi também intensa, fato
ilustrado pela frequência com que sua presença
era exigida durante as obras. Foi por essa razão,
aliás, que ele adquiriu, em 1862, uma fazenda
localizada no atual município de Mauá. Tal
fazenda pertencia ao Capitão João e possuía uma
casa grande na qual o Barão teria morado e hoje
abriga a Casa da Cultura e Museu Barão de Mauá.
A construção da ferrovia, que começou no porto
de Santos e seguiu em direção a São Paulo, foi
iniciada em maio de 1860.
A São Paulo Railway Company, organizada em
Londres, foi formada para construir a estrada de
ferro que ligaria Santos a Jundiaí. A
inauguração da estrada de ferro em 16 de
fevereiro de 1867 melhorou significativamente o
transporte de produtos agrícolas do interior
para o Porto de Santos, em especial o café
produzido na Província de São Paulo,
impulsionando o desenvolvimento local.
O crescimento da então chamada Vila do Pilar
motivou a Superintendência da São Paulo Railway
Company a instalar uma estação da ferrovia na
localidade. Em 1883 foi inaugurada a então
Estação do Pilar, toda construída em madeira,
que viria a representar importante papel no
processo de industrialização do futuro município.
Em 1926 a Estação do Pilar passou a chamar-se
Estação Mauá.
Desde sua fundação, a Vila do Pilar pertencia a
São Bernardo (freguesia de 1812 a 1889 e
município a partir de então). Contudo, pela
proximidade e pela facilidade de acesso via
ferrovia, a localidade ao redor da Estação São
Bernardo (mais tarde Santo André) sempre exerceu
maior influência sobre Pilar, sobretudo nos
aspectos econômicos, comerciais e
administrativos.
Em 1938, Mauá foi de fato integrada ao município
de Santo André. Em 1943, tanto no então Distrito
de Mauá, quanto nos demais distritos de
andreenses (Ribeirão Pires, São Bernardo e
Paranapiacaba), já se falava do desejo de
emancipação. O plebiscito que permitiu a
população optar pela autonomia do distrito
ocorreu em 22/11/1953.
Formação
Administrativa
Distrito criado com a denominação de Mauá, pelo
Decreto-lei Estadual n.º 6.780, de 18-10- 1934,
subordinado ao município de São Bernardo.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936
e de 31-XII-1937, o distrito de Mauá figura no
município São Bernardo.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 9.775, de
30-11-1938, a sede foi transferida do município
de São Bernardo para Santo André, conservando o
município esta denominação.
No quadro fixado para vigorar no período de
1939-1943, o distrito de Mauá figura no
município de Santo André (ex-São Bernardo). (Of.
N.º. 1/895, de 24-VIII-1943), pelo DEE de São
Paulo dirigido ao Secribge, prot. SG 4611).
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o
distrito de Mauá permanece no município de Santo
André.
Elevado à categoria de município com a
denominação de Mauá, pela Lei Estadual n.º
2.456, de 30-11-1953, desmembrado do município
de Santo André. Sede no antigo distrito de Mauá.
Constituído do distrito sede. Instalado em
01-01-1955.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o
município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada
de 2009.
IBGE
Prefeitura Municipal
Ache Tudo e Região |
Conheça
o
Ache
Tudo e Região
o portal
de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos
diversidade de informações úteis
ao seu dispor. Seja bem
vindo, gostamos de
suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a
melhorar a cada ano.
|
|
|
Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 19 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel |
|