Home Pesquisar Endereços úteis Meio Ambiente Astronomia Recicle Classificados Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  HISTORIA DE BARRA VELHA  
Voltar  
   


Barra Velha antes de Cabral...

Localizado no litoral norte catarinense, a 45 quilômetros de Joinville, encontra-se o balneário de Barra Velha.
 

De colonização açoriana, as primeiras famílias chegaram aqui nos meados do século passado. Ainda existem vestígios de um antigo cemitério açoriano na margem esquerda da lagoa de Barra Velha, quase na barra do Rio Itapocu.
 A data da sua emancipação política é comemorada em 7 de dezembro. Possui o município cerca de 13 mil habitantes, conforme dados recentes do IBGE. A população flutuante no verão chega a casa dos 70 mil e no período entre o Natal e o Ano Novo pode chegar a 100 mil habitantes.

Em um dos locais mais pitorescos da cidade, o "O Costão dos Náufragos", encontram-se vestígios da ocupação pré-colombiana. São as chamadas oficinas líticas (bacias de polimento), locais onde as populações pré-históricas preparavam seus instrumentos. Este tipo de sítio arqueológico pode alcançar uma idade de até quase 4850 anos, conforme os estudos realizados até o momento no litoral norte de Santa Catarina.

Localizado em terrenos do Iate Clube na Ilha do Grant, Itajuba, sobre uma área de 200 m2, há um sítio raso de sepultamento dos primeiros habitantes da região (Rohr, 1984/1924).

Na década de 70, quando se iniciou a construção das instalações do Iate Clube foi achado uma quantidade de ossada humana, doadas posteriormente ao Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville.

Sambaquis - o nome vem do guarani e significa "monte de conchas" ( tamba=concha, ki=monte)
 Cada Sambaqui é um museu natural de objetos antiquíssimos. No Brasil os testes com carbono radioativo revelaram que os sambaquis mais recentes possuem idade de 1500 anos enquanto os mais antigos tem ao redor de 8000 anos.
 Lugas de habitação, os sambaquis possuem características de cozinhas; nele encontramos além das conchas de moluscos, ossos de peixe, aves e mamíferos. O homem do sambaqui tinha hábitos diferentes dos nossos. Não possuia cemitério, mas sepultava seus mortos no lugar onde habitavam, por isto encontramos nos sambaquis numerosos esqueletos humanos.

Barra Velha possui pelo menos 4 sambaquis, sendo que o maior deles está situado na localidade da Faísqueira e possue 988 m2.
Além dos sítios arqueológicos mencionados, em Itajuba verifica-se um importante afloramento rochoso. O local conhecido como Pedras Negras e Brancas é constituído por rochas ígneas ultramáficas. A relevância científica e ecológica deste afloramento rochoso advém de sua antiguidade. Estima-se que o sítio geológico verificado em Itajuba, tem idade superior ha 2 milhões e cem mil anos, constituindo-se em um dos raríssimos (se não único) local registrado no Brasil em que uma formação dessa natureza em idade pode ainda ser observado à superfície.

Fonte: profº José Carlos Fagundes



 

Pedimos sua atenção:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfbbrasil.org

 

 

 

 



C
onheça o A
che Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros, coloque-o em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.
Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 







Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 06 junho, 2018. Melhor visualizado em 1280x800 pixel