Home Pesquisar Endereços úteis Meio Ambiente Astronomia Recicle Classificados Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
   
Veja Dinossauros
   
 


Novo pterossauro se parece com animal do filme 'Avatar'

Pesquisadores acreditam que o animal tinha um 'papo', semelhante ao dos pelicanos, para armazenar alimento.


Cientistas descobriram um novo pterossauro que se parece com as criaturas voadoras do filme Avatar, de James Cameron. O réptil alado viveu há 120 milhões de anos no nordeste da China e foi descrito em um estudo publicado nesta quinta-feira, na revista Nature.

A equipe, que inclui pesquisadores do Museu Nacional do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Espírito Santo, analisou dois esqueletos parciais do animal, que tem cerca de 0,7 metro de comprimento e formato de cabeça diferente dos demais pterossauros conhecidos.

Acredita-se que o pterossauro, denominado Ikrandraco avatar, devido à semelhança com o animal do filme, apresentava uma bolsa gular, conhecida como papo, onde armazenava peixes, como fazem os pelicanos. Por de ser maior do que os pássaros aquáticos atuais, os pesquisadores acreditam que o Ikrandraco não conseguia sobrevoar os lagos para recolher presas com o bico, então ele provavelmente ficava em pé em águas mais rasas para caçar.

Cientistas encontram fóssil do maior pterossauro dentado

Fragmentos estavam na coleção do Museu de História Natural de Londres desde 1884. Descoberta foi possível graças a comparações feitas com esqueletos recém-descobertos no Brasil


Cientistas das universidades de Portsmouth e Leicester, na Inglaterra, descobriram um fragmento de fóssil no Museu de História Natural de Londres e tiveram uma surpresa: tratava-se de parte do maior pterossauro dentado já descoberto. O estudo definiu um novo limite superior para o tamanho da abertura de asas do animal pré-histórico alado: 7 metros. A pesquisa foi publicada no periódico Cretaceous Research.

De acordo com os autores, a descoberta é importante porque ajuda a entender os padrões de evolução de grupos extintos ao longo dos anos. O fóssil, composto por parte da mandíbula superior e um dente quebrado, fazia parte da coleção do museu desde 1884. Os cientistas mediram o tamanho do fóssil e descobriram que o diâmetro da coroa de um dos dentes era de 13 milímetros. "É enorme para um pterossauro", disse David Uwin, da Universidade de Leicester. "Depois dos cálculos, descobrimos que ele tinha cerca de sete metros de envergadura".

O pterossauro dentado não era o maior dos pterossauros. Os que não tinham dentes podiam chegar até 10 metros de envergadura. O animal, contudo, é maior que qualquer pássaro vivo. O condor, um dos maiores, têm, no máximo, três metros de uma ponta a outra nas asas.

A forma do focinho e do dente quebrado permitiu identificar a descoberta como sendo da espécie Coloborhynchus capito, um pterossauro dentado raro, representado apenas por alguns fragmentos encontrados na Inglaterra.

A equipe conseguiu calcular o tamanho do bicho ao compará-lo com esqueletos quase completos de pterossauros dentados recentemente descobertos no Brasil. Os cientistas agora tentam entender por que alguns pterossauros eram tão maiores que outros. Veja Abril


 



 

 

Pedimos sua atenção:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfbbrasil.org

 

 

 

 



C
onheça o A
che Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros, coloque-o em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.
Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 







Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 24 junho, 2018. Melhor visualizado em 1280x800 pixel