Maravilhas do Mato Grosso em perigo  
   
   

 

ALERTA MÁXIMO

Em nome do progresso as florestas são devastadas, um dos maiores genocídios de animais no Brasil, governo e justiça são os maiores criminosos.

   

 
Debaixo da imensa cobertura vegetal, uma complexa teia da vida cria relações de dependência. Muitas vezes amistosas, como a que existe entre a flor e o beija-flor. O pássaro provavelmente acha que as flores existem só para alimentá-lo de néctar e, mesmo sem saber, ajuda a planta a se reproduzir com a polinização.
 
Se a floresta esconde a árvore, a árvore, além de abrigar e alimentar, também esconde os pássaros. Será o pássaro que depende da árvore ou a árvore que depende do pássaro? As duas afirmações são corretas. É uma relação de simbiose, de interdependência - a floresta abriga, alimenta os pássaros e precisa deles para se renovar.
 
Nessa tarefa se destacam os cotíngideos, um grupo de pássaros que se alimenta de frutos da mata e dispersa sementes. Um bom exemplo desse grupo é o galo da serra - um dos responsáveis por semear florestas regurgitando sementes no norte do Amazonas.
 
O anambé preto é o maior dos cotingídeos - mede cerca de 50 centímetros. O pássaro já foi avistado por pescadores em uma ilha do Rio São Benedito, um dos afluentes do Teles Pires. A espécie habita normalmente as bordas da mata.
 
Foram visualizados cinco machos se exibindo para uma única fêmea. Eles estavam no das árvores, sempre empoleirados em áreas separadas. De repente, o primeiro anambé apareceu na margem da ilha. Era uma fêmea, menor e com apenas metade da crista que o macho exibe.
 
Do outro lado do rio, na margem da ilha, um casal apareceu, mas de costas. O macho estava se apresentando. O pássaro se inclinou, eriçou as penas. O penacho cobria completamente os olhos e o bico. A gravata de penas pendia para baixo, e a ave se sacudia inteira, emitindo o som de mugido. Provavelmente a fêmea fez a escolha e o grupo se separou.
 
Por causa do penacho, o anambé preto em inglês é chamado de “umbrela bird” o pássaro guarda chuva. Mas bem que poderia ser chamado de pássaro exibidor.