Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  HISTORIA DE ABADIANIA  
 
   


Histórico
Os responsáveis pelo povoamento da Região foram os habitantes de Corumbá de Goiás, atraídos pela fertilidade das terras para a exploração agrícola e pastoril, nas margens do Rio Capivari e Córrego Caruru.
A fundação do povoado se processou em 1874 com a realização de rezas, sob a direção de Dona Emerenciana, primeira moradora do local, onde se originou o núcleo urbano, inicialmente, o movimento dos fiéis se fazia em modesta capelinha de pau-a-pique; mais terde, as festividades religiosas transformaram-se em grandes romarias em louvor a Nossa Senhora da Abadia, e foram o fator principal para o crescimento da povoação.
Em 17 de agosto de 1895, após a realização da romaria, Dona Emeremciana obteve de João José da Maia, Manoel Gomes Ferreira, Joaquim de Souza Cordeiro e outros doação do terreno para a formação do patrimônio, cujo nome inicial foi "Posse", decorrente do ato natural de posse dos primeiros moradores.
Pelo Decreto-Lei Estadual nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943, o povoado passou à condição de distrito, do Município de Corumbá de Goiás com a denominação de "Abadiânia", topônimo em louvor à Padroeira, Nossa Senhora da Abadia, instalado oficialmente em 2 de janeiro de 1944.
Com o advento da BR-153 - Belém-Brasília e a má localização da Sede Municipal, decidiu-se a transferência para as margens da citada rodovia, pela Lei Municipal nº 11, de 3 de agosto de 1960, efetivando-se a mudança em 15 de setembro de 1963.
A antiga sede retornou à condição de distrito, com a denominação de Posse d?Abadia, pela Lei Municipal nº 67, de 12 de setembro de 1963.

Gentílico: abadiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Abadiânia ex-povoado de Posse, pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, subordinado ao município de Corumbá de Goiás.
No quadro para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Abadiânia figura no município de Corumbá de Goiás.
Elevado à categoria de município com a denominação de Abadiânia, pela lei estadual nº 832, de 20-10-1953, desmembrado de Corumbá de Goiás. Sede no antigo distrito de Abadiânia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.
No quadro fixado para vigorar no período de 1954-1958, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1960.
Pela lei municipal nº 367, de 12-09-1963, é criado o distrito de Posse d'Abadia e anexado ao município de Abadiânia.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Abadiânia e Posse d'Abadia.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Aspectos Físicos: O município é componente da Microrregião do Entorno de Brasília. Sua sede municipal situa-se na posição geográfica de 16º 10' 12" de Latitude sul e 48º 38' 24" de Longitude. Limita-se com os municípios de Alexânia, Silvânia, Gameleira de Goiás, Anápolis, Pirenópolis e Corumbá de Goiás. Suas águas pertencem à bacia hidrográfica do Rio Paraná. Destacam-se o Rio Corumbá, Ribeirão das Antas, Piancó e Capivari. Embora seu território apresente uma altitude média elevada, o mesmo não apresenta elevações de destaque, com vegetação típica de cerrado. Apresenta clima com características de tropical de altitude, com temperatura média de 20 graus. ALTITUDE: O território municipal se encontra na região mais alta do estado - Planalto Central, estando quase todo a uma altitude aproximada de 1000 metros.

Fonte IBGE



Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 08 novembro, 2014. Melhor visualizado em 1280x800 pixel