Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
 
  AQUIFEROS COSTEIROS  
VEJA NOTICIAS
   



Aqüíferos costeiros são aqueles situados em planícies próximas ao mar ou grandes lagos salgados.

As águas destes aqüíferos sofrem influência das águas salgadas, o que lhes confere características bem marcantes. Nestes locais o fluxo subterrâneo de água doce que vem do continente encontra o fluxo subterrâneo de água salgada que está se infiltrando a partir do mar ou do lago. Devido à diferença de densidades entre os dois tipos de água, ocorre uma estratificação, ficando a água doce por cima e a salgada por baixo.

Estas águas mantêm uma separação razoável, devido ao fato de que ambas estão em um meio poroso, onde a difusão dos solutos é muito lenta.

A figura abaixo esquematiza esta relação. Aí podemos ver que no meio poroso saturado a água doce é mantida sobre a água salgada. 

A interface água doce - salgada, representada na figura como uma linha, é, na verdade, uma zona com vários graus de mistura entre as duas águas.

 

 A coluna de água doce capaz de ser sustentada pela água salgada, pode ser dada em, valores aproximados, pela relação matemática abaixo: onde g é a densidade da água salgada, 1 é a densidade da água doce, t é a distância entre o nível freático e o nível do mar e h a distância entre o nível do mar e a interface água doce com água salgada (ver figura acima).

h= t/(g-1)

Admitindo-se que a densidade média da água dos mares é 1,027, pode-se calcular a profundidade da coluna de água doce em função da elevação do nível freático acima do nível do mar.

Em linhas gerais pode-se dizer que para cada metro que o nível freático esteja acima do nível do mar temos 40 metros de coluna de água doce flutuando sobre a água salgada(1: 40). É fácil notar que qualquer poço perfurado nestes aqüíferos deve respeitar esta relação, sob pena de captar água da zona salgada.

Quando uma bomba está retirando água de um poço ela provoca o rebaixamento do nível freático ao redor do mesmo, formando um cone de depressão. A diminuição da coluna de água doce, permitirá que a água salgada suba, de forma a equilibrar a pressão entre as duas.

Se o bombeamento durar muito tempo ocorrerá uma intrusão de água salgada que contaminará o aqüífero. Nestes casos é aconselhável que o poço trabalhe num um regime de bombeamento intermitente, de forma a permitir a recomposição do sistema, mantendo a água salgada longe do fundo do poço. Os fatores envolvidos na contaminação pela água salgada são: 

a) distância do fundo do poço com a interface água doce - salgada; 

b)do regime de bombeamento e 

c)da permeabilidade do aqüífero.

 Neste último caso, pode-se dizer, em linhas gerais, que quando mais permeável é o aqüífero, mais rápida é a difusão dos sais na camada de água doce.

Fig. Intrusão de água salgada na zona de água doce, provocada pelo bombeamento.

 

Referencia:

Usp

Ache Tudo e região



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.






Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 10 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel