Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  PÊNIS  
   

 

O pênis (português brasileiro) ou pénis (português europeu) (referido ainda como falo, embora o termo carregue outros sentidos) é o órgão sexual dos indivíduos do sexo masculino, dentre os vertebrados ou invertebrados que possuem órgãos sexuais. No ser humano, seu formato é cilíndrico; tem dimensões que variam tipicamente entre os 10 a 18 centímetros, no seu estado ereto; é formado por dois tipos de tecidos (dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso) e, em sua extremidade, observa-se uma fenda, que é a terminação da uretra, canal este que escoa o esperma e a urina. É, portanto, um órgão que actua em duas funções: na reprodução e na excreção.

Anatomia
 

O pênis externo está dividido em três partes: cabeça, corpo(2) e raiz. A cabeça é chamada glande e é o ponto mais sensível do pênis. Enquanto o pênis está flácido, a glande é envolvida por uma pele chamada prepúcio, que serve para proteger a parte sensível do pênis ao ambiente externo e que é conectado no inferior do pênis numa área chamada freno. Quando o pênis fica ereto, o prepúcio desloca-se, deixando a glande exposta. O corpo é um prolongamento fálico, e a raiz é a parte do pênis que está inserida dentro do corpo do homem.

Vale ressaltar que é comum a retirada do prepúcio (3) através de cirurgia chamada postectomia (popularmente conhecida por circuncisão). Tal procedimento é realizado por questões culturais, religiosas, estéticas ou de higiene. A referida cirurgia é também um método para solucionar a condição de indivíduos, cujo prepúcio, com o pénis em ereção, não permite a exposição da glande (problema este chamado fimose), e, também, como pré-requisito para realização da Cirurgia de Aumento peniano.

O interior do pênis é constituído pelos corpos cavernosos e corpo esponjoso e pela uretra.

O corpo esponjoso situa-se na parte inferior do pênis: este tecido envolve e protege a uretra. Os dois corpos cavernosos situam-se um ao lado do outro na parte superior do pênis.

Puberdade


Quando os rapazes "entram" na puberdade, os testículos começam a amadurecer e o pênis aumenta. O pênis cresce, mais ou menos, até aos 18 anos, e o crescimento na largura começa, aproximadamente, aos 11. Durante o processo, os pêlos púbicos crescem acima e em torno do pênis. É também no início da puberdade que se dão as primeiras ejaculações, normalmente durante o período em que o rapaz está a dormir.

Fisiologia

A - Saco escrotal, B - Corpo do pênis, C - Glande, D - PrepúcioO pênis em sua função excretora, mantém-se no estado flácido. Nota-se que o corpo humano é incapaz de liberar, ao mesmo tempo, urina e esperma, pois existem músculos situados na entrada da bexiga, que se contraem, impedindo a mistura dos dois fluidos.

Na função reprodutora do pênis, quando estimulado, ocorre a ereção. Na ereção, os corpos cavernosos inundam-se de sangue, num fluxo contínuo, promovendo, então, o seu aumento. Existe uma válvula que regula esse fluxo: o pénis só aumenta de tamanho até um certo limite.

Na reprodução, o pênis erecto é introduzido na vagina da mulher e, através de espasmos musculares, é introduzido o esperma, líquido que contém os espermatozóides que deverão fecundar o(s) óvulo(s) que estiver(em) maduro(s) para ser(em) fecundado(s).

O ato da introdução do pênis na vagina chama-se cópula ou coito.

Tamanho


Tamanho do pênis humano


O crescimento do pênis ocorre assim que o menino adentra a puberdade, fase em que todas as características sexuais e os órgãos reprodutores começam a se desenvolver. O crescimento do pênis se dará, normalmente, até os 18 anos de idade. Durante esse processo, ocorre também o crescimento dos pêlos púbicos.

Como regra geral, o pênis de um animal é proporcional ao seu tamanho, mas tal fato varia muito entre as espécies. O gorila, por exemplo, apesar de seu tamanho grande, tem o pênis menor que o do chimpanzé. Comparativamente, o pênis humano é maior, em relação ao seu tamanho, do que qualquer outro primata.


Aumento peniano


Faloplastia
As soluções para o aumento do pênis, divulgadas na mídia, passam por técnicas manuais, bombas de vácuo, esticadores e cirurgia. A maioria dessas soluções, excetuando-se a cirurgia, não é comprovada cientificamente. A cirurgia de aumento peniano também é chamada de faloplastia, e envolve, tanto a Cirurgia do Ligamento Suspensor com objetivo de aumento no comprimento do pênis, quanto a Injeção de PMMA no corpo Peniano, para engrossamento do órgão. É necessária a realização de cirurgia de fimose (postectomia), antes de efetuar o procedimento.

Observações

Estátua de mármore com uma representação artística de um pênis humano. A vagina tem uma profundidade que varia de dez a doze centímetros e tem a capacidade de se adaptar ao tamanho do pénis normal. Entretanto, a relação sexual humana é muito complexa, envolvendo elementos que exploram a dor, a mente, a visão e a saciedade. O ponto G fica situado a 5 cm da entrada vaginal e, se bem estimulado, leva a mulher ao orgasmo.

O prazer parte muito mais da agilidade de cada um e de seu devido auto-conhecimento, do que propriamente do tamanho imposto pela pornografia e pelo senso-comum.
No sexo anal, aconselha-se o uso de preservativo, pois o ânus possui uma vasta biodiversidade microbiana que - se não for devidamente limpo - pode causar problemas ao pênis, além do risco natural de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Além disso, deve-se usar sempre um lubrificante à base de água, próprio para uso com preservativos. Outro ponto a focar, é nunca usar vaselina ou óleos minerais, pois estes corroem o preservativo de látex em poucos minutos. Também, nunca se deve introduzir o pênis diretamente na vagina com o mesmo preservativo utilizado para o sexo anal, para evitar infecções vaginais à mulher.


O sexo oral pode transmitir doenças sexualmente transmissíveis, portanto recomenda-se o uso de preservativo. Os preservativos, hoje em dia, possuem vários tamanhos, cores, sabores e, para aqueles que são alérgicos ao látex, já existem preservativos de polietileno.





Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 29 abril, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel