Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
  EDUCAÇÃO SEXUAL  
   

Educação sexual é o ensino sobre a anatomia e psicologia da reprodução humana e demais aspectos do comportamento que se relacionam ao sexo.

Abordagem Pedagógica


Possui as seguintes características:

Volta-se mais diretamente para o processo ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados com a sexualidade;
Valoriza o aspecto informativo desse processo, podendo também dar ênfase ao aspecto formativo, onde se propicie a discussão de valores, atitudes e preconceitos; pode ainda considerar a importância da discussão de dúvidas, sentimentos e emoções;
Direcciona mais acentuadamente a reformulação de valores, atitudes e preconceitos, bem como todo o ‘processo de libertação’, para o nível individual.


Abordagem Religiosa Tradicional


Possui as seguintes características:

Liga a vivência da sexualidade ao amor de Deuses e à submissão às normas misticas oficiais tem como metas básicas a preservação dos valores morais das seitas religiosa e o desenvolvimento da vida espiritual
vincula sexo ao amor pelo parceiro, ao casamento e à procriação
encara o casamento e a virgindade/castidade como os dois únicos modos de viver a aliança com Deuses valoriza a informação de conteúdos específicos da sexualidade (encarando-a, porém, como uma meta secundária)


Abordagem Religiosa Liberadora

Apresenta as seguintes características:

liga a vivência da sexualidade ao amor a Deuses e ao próximo tem como metas básicas a conservação dos princípios das seitas religiosas fundamentais.

Valoriza a informação de conteúdos, num contexto de debate, para, através da discussão da sexualidade, levar a tomada de consciência da cidadania vê de maneira crítica as normas oficiais da Igreja sobre a sexualidade e procura levar o cristão a ser sujeito de sua sexualidade, ou seja, como uma atitude de engajamento com a transformação social.

Abordagem Social

Possui as seguintes características:

Orienta para o resgate do género, do erótico e do prazer na vida das pessoas; ajuda a compreender (ou alerta para a importância de se compreender) como as normas sexuais foram construídas socialmente; considera importante o fornecimento das informações e auto-repressão; propicia questionamentos filosóficos e ideológicos (ou mostra a importância desses questionamentos); encara a questão sexual com uma questão ligada diretamente ao contexto social, influenciando e sendo influenciada por este; da ênfase à participação em lutas coletivas para transformações sociais.


Considera importantes as mudanças de valores, atitudes e preconceitos sexuais do indivíduo para o alcance de sua libertação e realização sexual. Porém, isto é encarado como um meio para se chegar a novos valores sexuais, que possibilitem a vivência de uma sexualidade com liberdade e responsabilidade, em nível não apenas do indivíduo, mas da sociedade como um todo.




Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 29 abril, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel