Pesquisar Meio Ambiente Astronomia Anuncie Dúvidas Notícias Home
Desaparecidos Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

 


Retorno
Unipartidarismo

Unipartidarismo é o sistema, próprio dos regimes autoritários, onde apenas um partido político é admitido pela lei, confundindo-se com o próprio governo.



Unipartidarismo - conceito
Diversas nações, após o advento dos Partidos Políticos e da escolha dos governantes por eleições populares a partir do século XVIII, viveram momentos onde foi admitido apenas um partido como representante do poder.

Associado ao totalitarismo, quase sempre o unipartidarismo está ligado à figura central e totalitária de um líder. Sua origem filosófica, entretanto, é própria do comunismo, cuja implantação, a partir de 1917 na extinta União Soviética, fez proliferar sistemas que preconizavam a adoção de apenas um partido como meio de atuação política, quer de esquerda quer de direita.


Unipartidarismo nas nações
A experiência totalitária, muitas vezes presente na história dos países, convive com a realização de eleições - com as quais o regime dominante procurar dar uma "visibilidade" de aparente democracia. Alguns exemplos históricos:

União Soviética, após a revolução bolchevista - de 1917 a 1991.
Itália Fascista, de 1922 a 1943, sob o regime de Benito Mussolini (sendo o primeiro país a adotar o unipartidarismo de direita, tornou-se comum denominar "fascista" todos os demais regimes totalitários direitistas).
Portugal de Salazar - 1929 a 1974.
Alemanha sob o Nazismo de Adolf Hitler - 1933 a 1945.
Espanha Franquista - 1937 a 1975.

Ver também
Pluripartidarismo;
Totalitarismo;
Bipartidarismo;
Fascismo.
 


 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 11 janeiro, 2009. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768