Pesquisar Meio Ambiente Astronomia Anuncie Dúvidas Notícias Home
Desaparecidos Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

 


Retorno
Revolução

Revolução é a ruptura do sistema jurídico, político, social, econômico ou cultural vigente, com a subsequente formação de um novo sistema.

Para Norberto Bobbio, revolução "é a tentativa, acompanhada do uso da violência, de derrubar as autoridades políticas existentes e de as substituir, a fim de efetuar profundas mudanças nas relações políticas, no ordenamento jurídico-constitucional e na esfera sócio econômica".


Revoluções mais importantes do passado
Revolução dos Camponeses, Revolta dos Camponeses também conhecida por Guerra dos Camponeses, de 1524 a 1525 - Foi um conflito que ocorreu entre 1524 a 1525. Este movimento foi desencadeado pelas desigualdades sociais e econômicas do feudalismo alemão.
Ocorreu nas regiões de Suábia e Francônia. Contou com o apoio do reformador Thomas Münzer, mas sofreu a oposição de Lutero.

Revolução Gloriosa na Inglaterra 1688 - Este foi um movimento pacífico inglês de conteúdo religioso ocorrido em 1688, porém devido ao seu alcance, e magnitude pode ser considerada uma revolução. O movimento substituiu o rei Jaime II Stuart por sua filha Maria e o marido desta, Guilherme III de Orange.
Resultou no triunfo do Parlamento e na consolidação do protestantismo. Existem autores que classificam-na como uma revolta.

Revolução Americana 1775 a 1782 - Movimento nacionalista em que as colônias britânicas da América do Norte, salvo as canadenses, tornaram-se independentes depois do conflito armado de 1775 a 1782.
Revolução Francesa 1789 a 1815 - Foi uma sublevação política promovida de 1789 a 1815 na França pela burguesia ascendente. Com esta revolução os burgueses tinham o propósito de tirar o poder político da aristocracia e da monarquia absolutista.
Revolução liberal portuguesa de 1820 - Protogonizada pelos chamados "afrancesados" teve como primeiro episódio a sublevação militar de 24 de Agosto de 1820 no Porto. Revindicavam a igualdade perante a lei de todas as classes, a separação dos poderes, a constituição de um órgão parlamentar e o regresso da Corte do Brasil para onde se tinha refugiado em 1808 quando s edeu a 1ª invasão das tropas de Napoleão.
Revoluções de 1830 - As revoluções de 1830 foram uma série de movimentos insurrecionais que aspiravam a abolição dos regimes absolutistas europeus.
Sua origem foi na revolução de 1830 na França, que tirou o poder de Carlos X e o entregou para Luís Felipe de Orleans, apoiado pela burguesia.

Revolução da Maria da Fonte, Portugal 1846 - Foi uma agitação popular ocorrida em 1846 em Portugal que deu origem a uma longa guerra civil contra o governo autoritário de António Bernardo da Costa Cabral.
O estopim foi uma reação popular contra uma lei tributária e contra a proibição dos sepultamentos em igrejas. Alguns autores classificam-na como uma revolta localizada, outros como uma revolução.

Revoluções de 1848 (Primavera dos Povos) - A partir de 1830 na França, a Europa passou a ser agitada por pequenas revoltas. Estas vieram a culminar em 1848 com um surto revolucionário que se estendeu pela França, Itália, Alemanha, Áustria e Hungria. As motivações dos que lideravam os movimentos revolucionários eram liberais e democráticas.
Revolução Russa de 1905 - Foi um movimento revolucionário ocorrido na Rússia, após o fracasso da guerra contra o Japão.
Entre os episódios mais importantes estão a manifestação operária de 22 de janeiro, conhecida como o domingo sangrento, e a revolta do encouraçado Potemkin.

Alguns autores se referem como uma revolta de grande magnitude e que não chegou a ser uma revolução, esta porém, foi um dos desencadeantes do que viria a acontecer em 1917.

Revolução Chinesa de 1911 - Foi um movimento nacionalista que derrubou em 1911 a dinastia Manchu proclamando a república. A revolução foi chefiada por Sun Yixian, primeiro presidente das Províncias Unidas da China.
Revolução Russa de 1917 - Nome dado ao movimento de inspiração marxista que em 1917 derrubou o governo imperial da Rússia instalando assim o comunismo.
Revolução Fascista - Denominado de revolução fascista pôr Benito Mussolini.
Revolução Ucraniana Entre 1917 e 1921 - Foi a tentativa de implantação do Comunismo libertário pela guerrilha liderada por Nestor Makhno na Ucrânia, durante o período de guerra civil. Esse período coincidiu com os acontecimentos da Revolução Russa de 1917-1921, e terminou com a derrota do movimento por força do Exército Vermelho sob o comando do Partido Comunista russo e a criação da URSS.
Revolução Mexicana Entre 1910 e 1920 - Foi um movimento político de caráter nacionalista ocorrido entre 1910 e 1920. Começou com uma guerra civil e foi marcado por amplas reformas socioeconômicas.
Revolução Espanhola Entre 1936 e 1939 - Foi o conjunto de mudanças econômicas e sociais que ocorreram durante a Guerra Civil Espanhola nas regiões controladas pelos Anarquistas da CNT-FAI e Trotskistas do POUM, especialmente na Catalunha e Aragão. Nessas regiões, a maior parte da economia industrial e agrária foi autogestionada, o desemprego abolido, os salários igualados, e em alguns lugares o dinheiro e a propriedade privada foram abolidos em favor do Comunismo libertário.
Revolução Chinesa de 1949 - Esta revolução foi um conflito travado entre os nacionalistas e comunistas na China. Durou de 1945 até 1949. Terminando com a fuga do líder nacionalista Chiang Kai-shek.
Os comunistas vitoriosos liderados por Mao Tse Tung, proclamaram uma república popular.

Revolução boliviana de 1952 - Sublevação popular boliviana encabeçada pelo Movimento Nacionalista Revolucionário, de Paz Estenssoro, Siles Suazo, Guevara Arze e Juan Lechín. Conseguiu dissolver o Exército e estatizar as minas, mas os setores conservadores impuseram sua hegemonia.
Revolução Cubana de 1959 - Foi um movimento revolucionário promovido em Cuba na década de 1950.
Vitorioso em 1959, derrubou o ditador Fulgencio Batista e implantou no país um regime socialista, sob o comando de Fidel Castro.

Revolução dos Cravos de 1974 em Portugal, foi o nome dado para o movimento militar desencadeado em 1974 em Portugal. O objetivo era derrubar o regime salazarista de Marcelo Caetano. A revolução tinha carter liberal-democrático e promoveu a democratização do país.
Revolução Cultural na China, em 1966- Este movimento foi lançado na China, em 1966 por Mao Tse Tung. A intenção dos mentores da revolução era combater o surgimento de classes e categorias privilegiadas. Além disso, revitalizar o espírito da revolução chinesa.
Foi realizada basicamente pela Guarda Vermelha, paralisou o progresso material e tecnológico do país. Seus princípios inspiraram a constituição de 1975.


No Brasil tem-se o costume de denominar também de Revolução quaisquer movimentos de revolta, mais ou menos violentos, contra o poder estabelecido. De fato, as chamadas "revoluções" brasileiras foram na verdade revoltas, rebeliões ou quarteladas militares.

Revolução de 1817 - Movimento separatista e republicano brasileiro que começou em Pernambuco e estendeu-se às províncias de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
O governo provisório durou apenas três meses. Os cabeças, entre eles Domingos José Martins, foram executados.

Revolução Farroupilha, mais conhecida como Guerra dos Farrapos, de 1835 a 1845 - Foi o nome dado para o conflito ocorrido no Rio Grande do Sul entre 1835 e 1845. Os protagonistas foram estancieiros republicanos separatistas, chamados de chimangos, e os adeptos da monarquia, os caramurus.
Revolução de 1842 - Movimento de cunho liberal ocorrido nas províncias de São Paulo e Minas Gerais. O Partido Liberal fez sua eclosão depois que D. Pedro II dissolveu a Assembléia Geral. Os rebeldes foram vencidos na batalha de Santa Luzia.
Revolução Praieira 1848 - Este foi um movimento nativista e federalista. Ocorreu entre 1848 e 1849 na cidade de Olinda, PE, a partir das rivalidades entre os partidos Liberal e Conservador. Alguns autores não classificam o movimento como revolucionário.
Revolução Federalista de 1893 a 1895 - Este foi um dos mais sangrantos conflitos ocorridos no Rio Grande do Sul. Durou de 1893 a 1895. A luta foi entre os pica-paus e maragatos, respectivamente adversários e defensores da autonomia estadual.
Guerra do Contestado 1912 - 1916: conflito por posse de terras que aconteceu no meio-oeste de Santa Catarina chegando ao Planalto Norte que ganhou conotação religiosa com a aparição do líder messiânico João Maria. Foi extremamente sangrento.
Revolução do Juazeiro de 1914, foi um movimento popular ocorrido em 1914 no Ceará, inspirado no padre Cícero. Derrubou o governador Marcos Rabelo, o que levou à intervenção federal de Fernando Setembrino de Carvalho. Diversos autores consideram o movimento como uma revolta.
Revolução do Rio Grande do Sul de 1923, foi um movimento federalista ocorrido em 1923 no Rio Grande do Sul. Combateu o positivista Borges de Medeiros, seguidor de Júlio de Castilhos. Alguns autores consideram este evento como um movimento revolucionário.
Revolução Sul-rio-grandense de 1924 - foi um movimento revolucionário de apoio à revolução paulista de 1924, que exigia mudanças políticas e sociais, sobretudo no sistema eleitoral. Entre seus líderes estava Luís Carlos Prestes. Este movimento somou-se ao do ano anterior ganhando em magnitude e violência.
Revolta Paulista de 1924 - Movimento que eclodiu em São Paulo contra o Partido Republicano Paulista, liderado pelo general Isidoro Dias Lopes, com a participação majoritária de tenentes. A retirada ante a ofensiva do governo originou a divisão Miguel Costa, e a seguir a coluna Prestes. Este movimento se tornou uma revolução de alcance nacional.
Revolução de 1930 - Foi desencadeado em Porto Alegre, sob a liderança de Getúlio Vargas, com o objetivo de derrubar o presidente Washington Luís e impedir a posse de seu sucessor Júlio Prestes. Num crescendo constante o Brasil ante movimentos revolucionários sucessivos e complementares foi se agitando cada vez mais. Aí já era clara a bipolarização ideológica.
Revolução de 1932 - Foi um movimento armado desencadeado em São Paulo com o objetivo de restaurar o regime constitucional e por fim à interferência federal na política estadual.
Revolução de 1964 - Foi um movimento eminentemente militar que tomou o poder durante um governo constitucional, sob a alegação que o presidente da república pretendida dirigir o país rumo a um governo de esquerda. Ressaltando que a sociedade civil brasileira se encontrava bastante agitada.

Tecnológicas
Invenção da imprensa
Revolução Industrial séculos XVIII e XIX - É a nomenclatura dada às transformações tecnológicas e econômicas que ocorreram nos Estados Unidos da América e na Europa nos séculos XVIII e XIX. Houve a modernização da indústria e o aumento de produção.
Revolução da informação
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Revolução.
[editar] Sociais
Revolução feminista

Ver também

Rebelião
Revolta
Golpe de Estado
Insurreição
Sublevação
Intentona
Quartelada
Inconfidência
Conjuração
Conspiração
Subversão
Motim
mudança
política

 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 11 janeiro, 2009. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768