Pesquisar Meio Ambiente Astronomia Anuncie Dúvidas Notícias Home
Desaparecidos Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

 


Retorno
Isolacionismo

Por Isolacionismo compreende-se, em geral, a prática oficial de um Estado ou Nação em fechar-se para os demais, quer econômica, quer politicamente.


Prática Isolacionista
Em determinados momentos históricos alguns países adotam uma postura de maior ou menor Isolacionismo, em determinados aspectos de sua política externa. Nos Estados Unidos, por exemplo, há posturas como a que levaram o país a retardar seu ingresso na Segunda Guerra Mundial - levadas em geral pela opinião pública americana, tendente a ocupar-se dos assuntos internos (algo indicado em pesquisas de opinião - como durante a Guerra do Vietnã e a Invasão do Iraque).

No Brasil, durante a Ditadura Militar (1964-1985), o país viveu na prática o Isolacionismo econômico, com a economia praticamente fechada para o mercado externo.


Exemplos

O Japão
Por cerca de 300 anos o Japão manteve em voga um sistema chamado Sakoku, onde não era admitida sequer a entrada de estrangeiros no país, bem como a saída de nativos para outro. O objetivo era manter inalterada a vida interna, e conseqüentemente seu equilíbrio.


A Albânia Comunista
Durante décadas o regime ditatorial e stalinista do comunista Enver Hoxha manteve a Albânia, desde a ascensão, na antiga União Soviética de Nikita Khrushchov e a exposição dos crimes praticados por Stálin.

Neste caso, o objetivo era evitar a perda do poder com a penetração de idéias contrárias ao regime.

 


 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 11 janeiro, 2009. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768