Pesquisar Meio Ambiente Astronomia Anuncie Dúvidas Notícias Home
Desaparecidos Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

 


Retorno
Intervencionismo

Intervencionismo define a prática política de um Estado interferir nos assuntos internos de outro, mudando-os de acordo com seus interesses.

O termo define práticas comuns nos tempos da chamada Guerra Fria, que tinha por base a manutenção dos interesses capitalistas (no Ocidente, capitaneado pelos Estados Unidos) e dos comunistas (dirigidos pela União Soviética).

Na América Latina os Estados Unidos mantinham, no Canal do Panamá, sob sua jurisdição, a famosa "Escola das Américas", destinada a treinar militares dos países latinos - formando vários dos ditadores e agentes de espionagem interna, o que pode ser configurado como uma prática intervencionista.

Juridicamente, no Brasil, por Intervencionismo entende-se também a intervenção, eventual e legalmente prevista, da União (o Governo Federal) sobre os Estados-Membros, ou destes sobre os municípios sob seu governo.


 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 11 janeiro, 2009. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768