Pesquisar Meio Ambiente Astronomia Anuncie Dúvidas Notícias Home
Desaparecidos Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

 


Retorno
Imperador

Um imperador (feminino imperatriz) é nominalmente um monarca e governante de um império ou qualquer outro estado imperial. Imperadores são geralmente reconhecidos como superiores aos reis em honra. Seu posto pode ser obtido por hereditariedade, ou por força, como num golpe de estado. Além disso, pode ser um posto conferido por eleição de outros soberanos, como no caso do Sacro Império Romano Germânico.

O termo em Português para imperador deriva do Latim imperator (literalmente, "alguém que se prepara contra"; algo como "comandante"). Em Alemão, o título Kaiser é usado; em idiomas Eslavos, os termos usados são tsar ou czar. Ambos derivam do título romano César.

Geralmente, o termo Império designa um estado composto por diferentes nações e nacionalidades, além de um estado nacional comum.

Na atualidade o único país que possui um imperador como chefe de estado é o Japão.


Imperatriz e Imperadora
Na Língua Portuguesa, há uma clara diferença entre os termos Imperatriz e Imperadora.

A Imperatriz é a consorte do Imperador, termo utilizado para designar a esposa do mesmo, não sendo ela a Governante nem possuindo poderes Imperiais.Já Imperadora é a mulher que herda o Trono Imperial e se torna Governante de facto, se torna a própria Chefe de Estado.

Como existe no mundo atual apenas uma Nação Imperial, o Japão, e nele apenas homens herdarem o Chamado Trono do Crisântemo, o termo Imperadora acabou caindo em desuso, mas é o correto.

Esse mesmo fato occore com os termos Embaixador, cuja esposa é a Embaixatriz, e Embaixadora, que é a responsável pela Embaixada.

Dessa forma, a Rainha Vitória, do Reino Unido, exerceu o título de Imperadora da Índia, pelo fato de ser ela própria a Monarca. Já a Rainha Alexandra, esposa de Rei Eduardo VII, sucessor de Vitória, exerceu o título de Imperatriz da Índia, por ser ela consorte do Monarca.

No Brasil, caso a Princesa Isabel tivesse sido Coroada, seria como Imperadora do Brasil, e seu marido, o Conde d'Eu, teria sido Imperador Consorte.

No Japão, poderá ocorrer o fato histórico de a pequena Princesa Aiko se tornar a 12º Imperadora do Japão,pois vários países pressionam o Governo para respeitar a linha de sucessão baseada no primogênito.
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 06 dezembro, 2009. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768