Pesquisar Meio Ambiente Astronomia Anuncie Dúvidas Notícias Home
Desaparecidos Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

 


 
Geopolítica

Geopolítica é uma disciplina das Ciências Humanas que mescla a Teoria Política à Geografia, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc...

É o estudo da estratégia, da manipulação, da ação. Estuda o Estado enquanto organismo geográfico, ou seja, é o estudo da relação intrínseca entre a geografia e o poder. Método de análise que utiliza os conhecimentos da geografia física e humana para orientar a ação política do Estado.

O termo "Geopolítica" foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no início do século XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Politische Geographie (Geografia Política), de 1897. De acordo com Magnoli (1969), é a "ciência que concebe o Estado como um organismo geográfico ou como um fenômeno no espaço".


Geopolítica Mundial
Após a Segunda Grande Guerra, o mundo passou por grandes transformações, tanto de ordem social, econômica e política. Uma série de acontecimentos no cenário internacional fez com que as relações internacionais do pós-guerra fossem estudadas, em especial as divergências entre populações ou Estados. Isto foi necessário devido o contexto mundial da metade do século XX, caracterizada pelas fragmentações territoriais e os agrupamentos de países conforme interesses políticos e econômicos.

Esta ciência deveria ser um ramo da história mundial. Porém, muitos fenômenos geográficos são ligados a situações tensas entre países, questões estratégias nacionais ou grupos étnicos dentro de uma nação. Um exemplo são as Repúblicas Balcânicas, em que características étnicas foram fundamentais para a formação dos países. Como entender a região; países, densidade demográfica e distribuição espacial dos grupos étnicos? é através da geopolítica que conseguimos entender esta situação, já que geografia faz parte das ciências humanas, apesar de ser independente tendo muitos alicerces nas ciências da natureza.

Um evento mundial que envolve a geopolítica é o resultado da Segunda Grande Guerra. A partir de 1947, um novo sistema de relações internacionais começou a vigorar. O embate político-ideológico entre EUA e URSS, duas nações consideradas super potências mundiais, e que colocou em confronto dois sistemas políticos - capitalismo e socialismo.

O primeiro resultado desta situação foi o controle da Alemanha pelos países vencedores da Grande Guerra, como Estados Unidos, Reino Unido e Grã-Bretanha, além da França. A região controlada pelas forças militares dos países capitalistas se uniu e formou a Alemanha Ocidental. Em contraponto a esta situação, a região controlada pelos soviéticos acabou se tornando a Alemanha Oriental. Desta forma, o antagonismo ideológico foi traduzido em alterações na estrutura de uma nação, conforme interesses, principalmente dos EUA e URSS.

A rivalidade entre americanos e soviéticos ganhava um novo nome: Guerra Fria. Conforme interesses destas nações, o panorama político dividiu diferentes regiões do planeta, principalmente na Europa. Por parte dos Estados Unidos da América, surgiu a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, que reuniu, inicialmente, os países da Europa Ocidental, como Espanha, França, Grã-Bretanha, Suécia, Irlanda, Finlândia, Noruega, Bélgica, Países Baixos e Alemanha Ocidental. Por outro lado, a União Soviética fez uma aliança militar com os países sob sua influência política, definido como Pacto de Varsóvia. Polônia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia e Bulgária.

Esta divisão configura o campo de estudo da Geografia Política, ou geopolítica. A partir da década de 50, os conflitos armados em diferentes locais do mundo (Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, descolonização da Ásia e África e guerras civis), a corrida espacial, a construção do Muro de Berlim, a expansão do arsenal de armas nucleares e a criação do bloco dos países não alinhados definem as características da geopolítica mundial, influenciadas pelo confronto EUA-URSS.

Contudo, com as reformas econômicas e políticas realizadas na URSS na segunda metade da década de 80, grandes mudanças aconteceram na Europa Oriental. O "afrouxamento" do controle soviético aos países satélites estimulou as ondas de liberação política na Tchecoslováquia, Hungria, Polônia, Bulgária e Romênia. Também estimulou a queda do Muro de Berlim e a Reunificação Alemã. Estes acontecimentos levaram o mundo a uma grande transformação na ordem econômica, social e política, pondo fim à Guerra Fria. Desta forma, o mundo unipolar, com a formação de blocos econômicos, principalmente pelas potências econômicas (Japão, EUA e países da Europa Ocidental), e os interesses internacionais em detrimento do Estado Nacional são algumas das características da globalização. Esta pode ser estudada por várias disciplinas das ciências humanas, em especial a história e a geopolítica com o surgimento da nova ordem mundial.


Geopolítica no Brasil
No território brasileiro também se configura características e situações que envolve a geopolítica. Principalmente com as características sócio-econômicas das diferentes regiões do país, o desenvolvimento econômico, os conflitos sociais na zona rural e urbana e a inserção do país na econômia internacional, tendo como destaque a negociação com grandes blocos e a formação de entidades supranacionais, como o Mercosul.

Além disso, áreas importantes do país configuram o cenário geopolítico brasileiro, como a questão do petróleo nacional, a reforma agrária e as relações entre o Estado e adminsitração territorial, em especial, no que se refere a Amazônia Legal e internacional.

Não podemos ainda, deixar de citar como questão geopolítica brasileira, a construção da Capital Brasília na região Centro-Oeste do país. Esta é uma verdadeira questão estratégica, pois há alguns anos a capital do Brasil era no Rio de Janeiro. Com o programa de povoamento do Centro-Oeste e com a evolução dos conflitos mundiais, o Estado decidiu interiorizar a capital do Brasil. Assim, durante o governo de JK surgiu o Plano Piloto, que finalmente construiu o Distrito Federal.


 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 11 janeiro, 2009. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768