Pesquisar Meio Ambiente Astronomia Anuncie Dúvidas Notícias Home
Desaparecidos Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

 


Retorno
Dissidência

Em Política, uma dissidência é o ato de discordar de uma política oficial, de um poder instituído (ou constituído) ou de uma decisão coletiva. Os indivíduos e grupos que optam pela dissidência são denominados dissidentes. O termo é aplicado particularmente às dissidências ocorridas em regimes autoritários e totalitários, como o da União Soviética sob os governos de Stalin e Brejnev.

Embora análogo, o termo "Dissidência" não é sinônimo para oposição, que denota um grupo maior e estável que discorda do poder estabelecido mas não o enfrenta com métodos ilegais nem se exclui. Em geral, dissidência é o nome dado a minorias que discordam do regime e, muitas vezes, optam por se excluir do enfrentamento, abandonando o país e denunciando-o no exílio. O termo oposição também é preferido para regimes democráticos, enquanto dissidência é mais usado no caso de ditaduras.


Dissidentes famosos
Akbar Gangi
Aleksandr Soljenítsin
Andrei Sakharov
Armando Valladares
Aung San Suu Kyi
Francis Seow
Harry Wu
Huber Matos
Lech Wałęsa
Mikhail Trepashkin
Milovan Djilas
Natan Sharanski
Nelson Mandela
Serguei Kovalev
Václav Havel
Vladimir Bukóvski
Wei Jingsheng

Ligações externas
DISSIDÊNCIA - Sobre o processo de ruptura nos grupos humanos

Ver também
Expurgo
Oposição
Desobediência civil
Clandestinidade
Subversão "
 


 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 11 janeiro, 2009. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1024x768