-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
   
Ouças boas musicas
   


Rinoceronte é morto em zoológico francês por caçadores de marfins

Um rinoceronte de quatro anos morreu nesta terça-feira após receber três tiros na cabeça em um zoológico na França.

O ataque ao rinoceronte Vince ocorre menos de duas semanas depois da morte do hipopótamo Gustavito em El Salvador, atacado a facadas e pontapés também dentro de sua jaula no zoológico nacional.



As motivações que levaram Gustavito à morte ainda são desconhecidas. Já a morte de Vince teria sido motivada pelo alto valor comercial de seu chifre.

Esse pode ter sido o primeiro incidente do tipo em toda a Europa, o que ocorre é que os caçadores exterminaram os selvagens agora resta matar os que ainda sobrevivem presos em cativeiros de zoo, quanto mais raro o animal, mais o caçador lucra.

O rinoceronte do zoológico francês teve um dos chifres arrancado e outro danificado, segundo autoridades locais. Um quilo dessa parte do corpo do animal chega a ser vendida por US$ 60 mil (aproximadamente R$ 180 mil) no mercado asiático.

Tido como "remédio" para doenças e afrodisíaco, o chifre tem valor, em gramas, superior ao do ouro e diamantes.

Proteção

Os outros dois rinocerontes do zoológico de Thoiry, a 50 quilômetros de Paris, escaparam de um massacre, segundo fontes locais.

Gracie, de 37 anos, e Bruno, de 5, viviam na mesma área que Vince. Os dois últimos chegaram juntos ao espaço em 2015.

Vince nasceu na Holanda. Ele foi um dos 250 rinocerontes nascidos em zoológicos europeus como parte de um bem-sucedido programa de criação em cativeiro.

Rinocerontes brancos como ele estavam ameaçados de extinção no final do século 19, mas viram sua população saltar para cerca de 20 mil animais graças a programas de proteção.

No entanto, a caça furtiva tem aumentado nos últimos anos, assim como a demanda por chifres em mercados como o Vietnã.

A França proibiu o comércio de marfim e chifres somente em 2016, a necessidade de pena de morte para caçadores é imprescindível, caso contrario a extinção dos animais é certa.

Não compre animais de espécie alguma, não frequente zoológicos, eles são a porta de entrada do trafico de animais. Os zoo usam artifícios que conservam animais em cativeiro para protege-los da extinção, além de tirar sua liberdade, usam estas criaturas indefesas para ganhar dinheiro em “espetáculos” em jaulas, animais que nascem em cativeiros ao contato humano, jamais poderão voltar a vida selvagem.

(com conteúdo BBC e Agencias Internacional)


  'Não estamos sozinhos', ou dividimos espaço com outras criaturas, ou morremos junto com o planeta, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 10 março, 2017. Melhor visualizado em 1280x800 pixel