-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
   
Ouças boas musicas
   


Enciclopédia virtual para concorrer com a Wikipedia pode ser lançada pela China

Colaboração é coisa do passado. O governo chinês chamou 20 mil cientistas e acadêmicos do próprio país para criar uma versão estatal da Wikipedia, a maior enciclopédia virtual do mundo. Segundo a agência estatal responsável, a obra ambiciosa, que terá conteúdo de mais de 100 áreas do conhecimento, entrará no ar em 2018.



A plataforma online é novidade, mas a enciclopédia em si, não. Essa é a terceira edição da Enciclopédia Chinesa , cuja primeira edição foi impressa em 1993 após 15 anos de trabalho. Ela tinha 74 volumes físicos.

O projeto prevê 300 mil verbetes de mil palavras cada um. Se tudo der certo, afirma o jornal neozelandês NZ Herald , o resultado final será duas vezes maior que a Encyclopædia Britannica . Do ponto de vista numérico, ela não chegará aos pés da Wikipedia chinesa, com 939 mil artigos.

Essas comparações, porém, são arriscadas. Desde 1974 a Britannica é publicada em três partes: a primeira é reservada a verbetes curtos, de consulta rápida. A segunda, a versões aprofundadas dos principais tópicos mencionados antes. A terceira, a índices e informações sobre os autores.

Essas diferenças tornam uma comparação direta muito difícil – critérios de contagem diferentes trarão resultados diferentes.

Além disso, tamanho não é documento. A padronização do conteúdo e a seleção de boas fontes e colaboradores são essenciais, e, nesse aspecto, a Wikipedia inevitavelmente perde para suas concorrentes de papel mais antigas.

Com ares de 1984 , a ideia de Pequim é afastar a população chinesa da influência ocidental. Hoje, segundo o jornal South China Morning Post , a maior parte dos textos sobre ciência e tecnologia da Wikipedia podem ser acessados sem problemas. Por outro lado, uma busca por artigos mais delicados do ponto de vista político – como os dedicados à linhagem de líderes budistas Dalai Lama ou ao atual presidente Xi Jinping – causará uma queda repentina nos servidores.

Em uma página da Wikipedia dedicada a discutir censura, esse bloqueio de artigos e resultados de busca específicos na versão chinesa da enciclopédia colaborativa não é mencionado. Por outro lado, há uma lista de todas as tentativas do regime de impedir totalmente o acesso ao site – a maior delas um bloqueio que durou de maio de 2004 e 2007, e a mais recente em 2013.

O projeto é apoiado por órgãos estatais como a Academia Chinesa de Ciências (CAS) , e é pouco provável que seu conteúdo não seja editado e censurado de acordo com os interesses da cúpula do Partido Comunista Chinês. “ A Enciclopédia Chinesa não é um livro, é uma grande muralha do conhecimento”, afirmou Yang Muzhi, editor-chefe do projeto. A fala foi proferida em um encontro com cientistas da CAS em 12 de abril. “A China precisa de sua própria enciclopédia para guiar e liderar o público e a sociedade.”

  'Não estamos sozinhos', ou dividimos espaço com outras criaturas, ou morremos junto com o planeta, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 04 maio, 2017. Melhor visualizado em 1280x800 pixel