Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
   
Moedas do Mundo - Dólar
   
 



"CPI" do BNDES convoca sobrinho de Lula e poupa acionistas da JBS

Brasília - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES rejeitou nesta quarta-feira, 9, a convocação dos irmãos Wesley Batista e Joesley Batista, principais acionistas da JBS, mas aprovou as convocações de um sobrinho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empresário Eike Batista, do grupo EBX.



Taiguara Rodrigues, sobrinho da primeira mulher do ex-presidente, é proprietário da empresa de engenharia Exergia Brasil, contratada pela Odebrecht para trabalhar na obra de ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe, em Angola.

A convocação de Taiaguara Rodrigues gerou confusão no plenário e os deputados governistas solicitaram votação nominal para o requerimento que convoca o filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, o Lambari, irmão da primeira mulher do ex-presidente Lula. O presidente da CPI, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM) não acatou e manteve a convocação do sobrinho de Lula.

Já em relação aos acionistas da JBS, em votação nominal, o requerimento foi rejeitado com 15 votos contrários e apenas 9 a favor. A empresa foi uma das maiores financiadoras de campanha na última eleição e recebeu investimentos do BNDES. Dos 27 deputados membros da comissão, 20 receberam doação da JBS na última eleição.


Entre os requerimentos na pauta da CPI, três solicitavam a convocação dos irmãos. O deputado Bebeto (PSB-BA), autor de um requerimento com teor semelhante, solicitou que a votação fosse feita nominalmente.

Em defesa do seu requerimento e pedindo a convocação dos Batista, o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) afirmou que, até agora, a CPI só ouviu propaganda institucional do BNDES. Mais cedo, antes do início da sessão, Jordy afirmou que acreditava na aprovação do requerimento.

Os deputados que votaram contra a convocação dos acionistas da JBS foram: Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), André Moura (PSC-SE), Carlos Zarattini (PT-SP), Covatti Filho (PP-RS), Davidson Magalhães (PCdoB-BA), Del. Edson Moreira (PTN-MG), Diego Andrade (PSD-MG), Edio Lopes (PMDB-RR), Fabio Reis (PMDB-SE), Marcelo Squassoni (PRB-SP), Paulo Magalhães (PSD-BA), Daniel Vilela (PMDB-GO), Mauro Pereira (PMDB-RS), Paulão (PT-AL) e Reginaldo Lopes (PT-MG).

Os deputados que votaram a favor da convocação dos irmãos Batista foram: Bebeto (PSB-BA), Betinho Gomes (PSDB-PE), Carlos Melles (DEM-MG), Cristiane Brasil (PTB-RJ), José Rocha (PR-BA), Miguel Haddad (PSDB-SP), Heuler Cruvinel (PSD-GO), João Gualberto (PSDB-BA) e Arnaldo Jordy (PPS-PA).

A CPI aprovou ainda a convocação de Ivan Ramalho, secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e presidente do Comitê de Financiamento e Garantia às Exportações e do Conselho de Administração do BNDES; de Wilson Zanatta, fundador da empresa LBR Lácteos, e de Dalton Avancini, ex-diretor-presidente da Camargo Corrêa e delator da Lava Jato, para que prestem depoimentos na CPI.Defesa.

O presidente da CPI do BNDES, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), esclareceu há pouco que nunca recebeu doações da JBS para realização de campanha eleitoral. Segundo nota divulgada por sua assessoria, nenhuma empresa alvo das investigações da CPI do BNDES financiaram suas campanhas eleitorais.

Ainda de acordo com o documento, o deputado nega qualquer tipo de manobra regimental ou não, para embaraçar as convocações de qualquer pessoa.

Enquanto todos negam os crimes cometidos, por outro lado a sociedade brasileira espera ansiosa também que a promotoria federal investigue além de Dilma e Lula, seus filhos e parentes que da noite para o dia ficaram multimilionários.

(com conteúdo do Estadão e Agencias internacionais)


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel