Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
   
Poluição
   
 


Alimentos que não podem ser requentados e podem ser perigosos


Eles podem ser perigosos.

Nós temos o hábito de guardar os restos de refeições na geladeira, pensando em requentá-los no dia seguinte ou outro dia, para evitar desperdício alimentar. Muitos alimentos , mesmo requentados várias vezes, não apresentam nenhum perigo para o organismo. No entanto, alguns deles, a partir do momento que são requentados podem ficar tóxicos e nocivos, inclusive por perderem seus nutrientes. Para evitar toda complicação veja alguns alimentos que não deveriam nunca serem requentados.


Arroz e feijão

Passou mal comendo o arroz e o feijão do almoço requentado? Na verdade, o que é perigoso não é o ato de requentar o arroz, mas como ele é cozido e guardado até então.

O arroz cru contém diversos esporos de uma bactéria chamada Bacillus cereus. Se o grão é cozido de forma apropriada e mantido na geladeira, não há problema. Agora, se o alimento for mal cozido ou ficar em temperatura ambiente por muito tempo (mais de uma hora) é melhor não comê-lo.

As bactérias podem germinar, causando vômitos e diarreias e requentá-lo no micro-ondas ou fogão não vai exterminar as Bacillus cereus.

Batatas

As batatas são boas para a saúde e têm valor nutritivo elevado mas não devem ser requentadas pois perdem grande parte destes benefícios e podem até ficar tóxicas. Consumi-las logo depois da preparação (ou depois frias) é o ideal.

Elas podem ser conservadas por vários dias na geladeira, mas não devem ser requentadas. Elas perdem grande parte de seu valor nutritivo e se você pretende requenta-las, acrescente algumas novas para lhes trazer novas propriedades. Requentar as batatas altera seu sabor, retira parte de seus valores nutritivos e podem mesmo torná-las tóxicas.

O ideal é consumi-lo logo que estiver pronto ou guardá-lo na geladeira ou congelá-lo.


Alface

Este vegetal tão delicioso é bem melhor quando consumido cru. Cozinhá-lo se for preciso, mas nunca refogá-la ou requentá-la na manteiga. Como possui grande quantidade de nitrato pode causar intoxicação alimentar.


Beterraba e Nabo

Os nabos são também ricos em nitratos, não devem nunca ser requentados. Em vez disto sugerimos comê-los frios. Da mesma maneira que a alface, espinafre e nabo, as beterrabas contêm nitratos e quando requentados se transformam em nitritos e podem se tornar extremamente perigosos. Isto não significa que você não pode comer a sobra da beterraba no dia seguinte de seu cozimento, basta comê-la fria.

Assim, em lugar de ir diretamente à geladeira para requentar qualquer coisa, da próxima vez pense exatamente no que vai requentar. Se for alguma coisa de nossa lista, faça um favor ao seu aparelho digestivo e à sua saúde: não requente nada.

Espinafre

Requentar os espinafres é perigoso. os espinafres têm um nível elevado de nitratos. Quando requentados você modifica a composição dos espinafres, os nitratos se transformam em nitritos e depois em nitrosaminas que são conhecidas por serem cancerígenas. Então recomenda-se comê-los frescos ou logo após o cozimento.


Frango

O frango é provavelmente um dos alimentos que mais são requentados em nossos dias. Isto é muito perigoso, o frango tem um alto teor de proteínas o que faz com que se é requentado depois de um dia ou dois, pode causar problemas digestivos.

Se você quiser realmente comê-lo coma-o frio. A tendência de requentá-lo é porque ele realmente não perde seu sabor. O problema em requentá-lo é realmente seu alto teor de proteínas e, como os cogumelos, elas modificam suas estruturas e podem causar problemas digestivos.

Alguns óleos

Óleos, como semente de uva, nozes, abacate, avelã e linhaça têm pontos de fumaça muito baixas. Então, quando você reaquecê-los, eles se tornam rançosos. Evite usá-los como seu óleo de cozinha e derrame-os no seu prato no final para melhorar a gosto.

Aipo ou Salsão

Tanto quanto os espinafres, nabos, beterrabas, etc. o aipo (ou salsão) tem alta porcentagem de nitratos. Normalmente usado em sopas e cuscuz marroquino, o nabo não deve ser requentado pois os nitratos quando requentados se transformam em nitritos, que são considerados potencialmente cancerígenos. Quando você for requentar qualquer prato que tenha aipo, retire-o antes de requentar o prato. O mesmo deve ser feito com as cenouras.

Ovos

Os ovos ficam tóxicos desde que são expostos a um forte calor. Você não deve requentar ovos cozidos ou mexidos para não perturbar seu estômago.

Se você requentar ovos fritos ou cozidos (no micro-ondas por exemplo), eles podem ficar muito tóxicos para seu corpo e seu sistema digestivo.

Os ovos são alimentos de alto risco que ficam igualmente tóxicos depois de uma exposição a temperaturas elevadas. Isto se refere mais aos ovos cozidos ou fritos, requentados. Os ovos em preparações não estão incluídos neste risco.

(Receitas sem Fronteiras)


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 06 fevereiro, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel