Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
   
Veja Noticias
   
 


Conheça os 10 recordistas incríveis do mundo animal

Correr a uma velocidade recorde, saltar alturas incríveis, mergulhar com estilo...As proezas "olímpicas" não são exclusividade só dos humanos.


Guepardo, o mais rápido



Começando com as provas de pista, quem leva o ouro na corrida é o Guepardo, o animal terrestre mais veloz do mundo. O felino pode chegar aos 115 km/h em poucos segundos, velocidade duas vezes e meia maior que o recorde de Usain Bolt. A espécie, comum das savanas africanas, está ameaçada de extinção, pelo desmatamento e caça ilegal.


Formiga Bulldog - todo cuidado é pouco



A formiga mais perigosa do mundo é a formiga bulldog (pyriformis Myrmecia) encontrada em regiões costeiras da Austrália. Ela ganhou esse nome por causa de sua ferocidade e determinação.

Durante um ataque, ela usa simultaneamente seu aguilhão e mandíbulas. É extremamente agressiva e pica com rapidez e inúmeras vezes, injetando mais veneno a cada mordida.

Há registros de pelo menos três mortes humanas desde 1936, a mais recente foi de um agricultor em 1988.

Musaranho-pigmeu, o menor mamífero terrestre



Com filhotes que nascem do tamanho de uma abelha, o musaranho-pigmeu é o menor mamífero terrestre conhecido no mundo. Encontrado em campos, florestas e vales da Europa mediterrânea e também na África, esse roedor tem apenas 52 mm de comprimento, uma cauda de 30 mm e dentes afiadíssimos (30 ao todo). Apesar de pequeno, é valente e agressivo, "exalando" um cheiro forte para se proteger de predadores.

Se exposto muito tempo ao sol, pode morrer. Por isso, o musaranho-pigmeu escolhe pedras, raízes e lugares sombreados para se abrigar.

Besouro rinoceronte: um peso pesado



Um dos animais mais fortes no mundo é o besouro rinoceronte, nome dado a várias espécies de besouros da família dos Scarabaeidae. Esse pequeno ser de 13 centímetros é capaz de suportar cargas com volume de até 30 vezes a massa de seu corpo.

A título de comparação, o maior peso individual levantado por um ser humano em uma competição olímpica foi de 263,5 kg - na ocasião dos jogos de Atenas, em 2004, o halterofilista iraniano Hossein Rezazadeh ergueu um volume equivalente a 1,5 vezes seu próprio peso.

Uma cigarra que salta 400x seu tamanho



Imagine um atleta saltar 200 metros ou um prédio de 50 andares, absurdo, não? Esse “milagre” é alcançado por um minúsculo inseto de seis milímetros de comprimento, a Philaenus spumarius, também conhecida como cigarra da espuma. Ela é capaz de saltar 400 vezes seu tamanho, usando as patas traseiras com efeito semelhante a uma catapulta.


Lebre europeia: o boxeador



No mundo das lebres europeias (Lepus europaeus), o que está em jogo não é uma medalha de ouro, mas algo fundamental para a perpetuação da espécie: a chance de conquistar a fêmea e casalar. Como num ringue de boxe, os machos erguem-se sobre as pata traseiras e com as dianteiras livres golpeiam o adversário. Por sua vez, as fêmeas escolhem os mais ágeis e fortes no combate.

Falcão peregrino: o melhor do mergulho (no céu)



O Falcão Peregrino (Falco peregrinus) é uma das mais rápidas espécies no mundo. Num mergulho em busca da sua presa durante uma caçada no ar, essa ave de rapina pode alcançar velocidades de até 320 km/h.

O choque que a presa leva ao ser atingida em pleno voo pelas garras do peregrino é tão forte que morre instantaneamente. Encontrada em todo o mundo, exceto na Antártida, esta espécie está listada Vermelha de Animais Ameaçados da IUCN.


Camaleão Brookesia micra



Um centímetro do nariz até a ponta da cauda. Esse é comprimento da Brookesia micra, encontrado em Madagascar, uma das quatros menores espécies de camaleão já catalogadas. O tamanho do animal não ultrapassa uma unha humana.

Como os demais camaleões, ele preserva a capacidade de se camuflar entre folhas e gravetos e alimenta-se principalmente de pequenos insetos, como aranhas e grilos.

Maratona é com a gaivota do Ártico



Se a gaivota do Ártico (Sterna paradisaea) fosse um passageiro de avião, ela estaria na categoria mais elevada de programas de milhagens.

No mundo animal, elas carregam a fama de realizarem a mais longa rota de migração conhecida: mais de 400 mil km entre ida e volta do Ártico para a Antártica.


Iguana de Galápagos: líder em triátlon



Obviamente, você não vai ver essa espécie montando uma bicicleta, mas a iguana marinha de Galápagos é o único lagarto do mundo a emendar corrida na terra com nado nas ondas do mar. Todo esse esforço tem como único propósito conseguir comida, no caso, algas marinhas.

Os adultos chegam a ficar submersos por 30 minutos a profundidades de 20 metros. Depois de se alimentar, eles tomam banho de sol para se aquecer. A espécie está listada como vulnerável pela IUCN.

(com conteudo de exame.com e achetudoeregiao.com.br)


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel