Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
   
Veja Poluição
   
 



Dano ambiental causado por mineradora em Minas gerais pode ser irreversível para rio


A primeira reação que Eliene Almeida, diretora de uma escola municipal em Bento Rodrigues, recebeu sobre a inundação de lama que destruiu seu vilarejo foi um grito de seu marido.



A maioria dos moradores correu para locais altos após ouvir notícias sobre o rompimento de barragens da mineradora Samarco, mas ninguém dentro da escola estava ciente de que uma muralha de 20 metros de lama e água estava se aproximando.

O marido de Eliene correu para a escola e alertou todos.

"Ele chegou gritando que tínhamos que correr", disse Eliene à Reuters, em um hotel que está recebendo sobreviventes do desastre ocorrido na quinta-feira no distrito do município mineiro de Mariana.

Desesperada, ela reuniu as crianças, na maioria com idades entre 11 e 16 anos. "Em três minutos todos já estavam fora", disse.

A inundação matou pelo menos quatro pessoas e nesta segunda-feira -quatro dias depois do desastre- 25 pessoas ainda estão desaparecidas. Mas todos os 58 alunos de Eliene sobreviveram.

Vestindo calças vermelhas e uma camiseta roxa, ela segurava seu filho de um ano e seis meses no parque infantil do hotel, enquanto recordava calmamente a retirada dos alunos.

A perna de seu filho estava em um gesso, após sofrer um tombo no hotel. "Ele está se acostumando com a casa nova", disse Eliene, de 31 anos, esboçando metade de um sorriso.

Pouco restou da escola que era o orgulho do vilarejo de 600 habitantes. Somente o telhado está visível, o resto está submerso em espessa camada de lama e resíduos de minério de ferro das barragens da Samarco, pertencente às gigantes BHP Billiton e Vale.

A falta de uma sirene ou de um plano de emergência para a retirada dos vilarejos próximos às barragens é uma queixa constante dos que foram atingidos pelas inundações, e algo que procuradores dizem que vão questionar.

Um relatório de 2013 de um procurador estadual alertou sobre sérios problemas de segurança na barragem da Samarco. De acordo com o relatório, um plano de emergência deveria ter sido criado para Bento Rodrigues, com exercícios práticos, como condição para a renovação da licença para a barragem. Os moradores dizem que tal plano nunca foi formulado.

O prefeito de Mariana, Duarte Junior, que foi levado para um hospital no domingo por suspeita de um ataque cardíaco por conta da falta de sono e estresse desde o acidente, chamou Eliene de "heroína".

A mineradora foi procurada para responder pelos danos ambientais, os prejuízos ao meio ambiente pode ser um dos maiores da historia, quantidades imensas de mercúrio e outros produtos químicos cancerígenos foram liberados pela empresa, durante muitos anos faturou bilhões de dólares danificando todo o ecossistema local, agora destruiu varias centenas de quilômetros de pura poluição que pode durar centenas de anos, a empresa criminosa se recusa a pagar os danos que podem ser irreversíveis para ao rio.


(com conteudo de Reuters e Agencia Internacional)


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel