Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
   
Meio Ambiente
   
 


Ciência - Aquecimento global pode mudar velocidade de rotação da Terra

O aumento do nível dos oceanos, causado pelas mudanças climáticas, poderá mudar a velocidade de rotação da Terra. Um estudo publicado na revista científica Science Advances trabalhou com essa possibilidade.



Com o aquecimento na temperatura média do planeta, geleiras estão derretendo. O gelo do Ártico, atingiu a quarta menor área de cobertura da história neste ano. Com isso, alguns lugares podem sumir do mapa.

Mas de acordo com cientistas, outros impactos graves podem acontecer. O derretimento das geleiras do Ártico faria com que a água se acumulasse em regiões mais longe dos polos—aumentando o peso dessas áreas.

Essa mudança no equilíbrio pode alterar a velocidade de rotação da Terra. De acordo com os cientistas, isso ainda pode causar um leve deslocamento do polo do planeta.

A pesquisa foi baseada na teoria de Walter Munk, um oceanógrafo americano que, em 2002, relacionou o nível dos oceanos com a velocidade de rotação da Terra.

Os cientistas refizeram os cálculos de Munk. De acordo com a nova pesquisa, eles tentam aliviar as consequências que isso traria ao planeta, mas ambientalista afirma; se nada for feito, com a rotação gravitacional comprometida, a força dos tornados podem dobrar, dobrar as secas, extinguir plantas e animais sensíveis a mudanças climáticas, e pior, até mesmo impedir que rios desaguem no mar, afetando toda cadeia evolutiva dos peixes marinhos e água doce, isto é muito sério.

O planeta terra possuía um ecossistema perfeito a bilhões de anos, mas desde a chegada dos humanoides o futuro da Terra é incerto, tudo que tocam transforma-se em um rastro de catástrofes, não podemos chamar de inteligência humana sendo que seu progresso é desordenado e perigoso, o homem esta promovendo a própria extinção.

(com conteudo exame.com e Agencias Internacionais)




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel