Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
   
Animais em extinção
   
 


Os 13 lugares mais quentes do planeta Terra


Muitos lugares já ganharam a fama de ser 'o mais quente do mundo', mas esse status muda a cada ano, já que há um câmbio climático constante na Terra. É o caso do Deserto de Lut, no Irã, cuja temperatura é altíssima. A região conta com uma estação permanente para registrar os câmbios climáticos. Além dessa estação, a NASA tem medido a temperatura na região com dois satélites, específicos para operar em áreas remotas. O objetivo é tentar definir qual temperatura predomina no deserto iraniano e o que acontece no local por registrar, constantemente, mais de 70 graus Celsius



Enquanto não há um lugar específico que pode ser considerado como o mais quente do mundo, existem vários outros espaços que batem recordes a cada ano. Esses lugares têm algumas características em comum, segundo o site Weather.com. Geralmente são desertos com pouca vegetação e baixa altitude. O céu é aberto, sem nuvens, e possuem uma grande quantidade de luz solar. Isso significa que os raios solares atingem diretamente o solo e provocam fortes sensações térmicas

Alguns lugares são tão quentes como, por exemplo, a Etiópia, Austrália e Irã, que testam o limite de sobrevivência das pessoas que vivem nessas regiões com as temperaturas extremas. Criamos uma galeria com os 13 lugares mais quentes do planeta. Dá uma olhadinha...


Dallol, Etiópia

Localizado em uma região vulcânica ativa, Dallol já foi explorado por mineradores na década de 1960. Hoje, o local parece uma cidade fantasma. Entre 1960 e 1966, esse lugar deteve uma das temperaturas mais altas já registradas na época, com uma temperatura média diária de 37,7ºC


Coober Pedy, Austrália

Apesar de não possuir a maior temperatura desta lista, Coober Pedy registra, atualmente, mais de 45º C na sombra.


El Azizia, na Líbia

El Azizia é famosa por suas temperaturas altas, que registram, normalmente, mais de 48,8º C no verão.


Wadi Halfa, Sudão

Localizada na fronteira do Egito, esta cidade sudanesa já registrou 52,7ºC. É comum quem vive por lá ter que suportar violentas tempestades de areia.


Tirat Zvi, Israel

Situado a 722 pés abaixo do nível do mar, Tirat Zvi já marcou temperaturas inacreditáveis, especialmente, durante o verão. Em junho de 1942, lá foi registrado o ar mais quente da Ásia, com 53,8º C.

Timbuktu, Mali

Atualmente, Timbuktu está ameaçada pela desertificação. A região já registrou mais de 54,4°C.


Ghadames, Líbia

Ghadames, Patrimônio Mundial da Unesco, é uma cidade oásis localizada no meio do deserto. Para sobreviver abaixo dos 55ºC registrados diariamente, a população vive em casas com paredes grossas de barro para se proteger do calor.



Kebili, Tunísia

Kebili é um oásis no deserto da Tunísia. As temperaturas já chegaram a 55ºC na região.


Rub'al Khali , Península Árabe

Esse é o maior deserto de areia contínua do mundo. O clima é quente e seco, com temperaturas de até 56,1º C. A precipitação anual pode chegar a menos de 1,2 polegadas.


Death Valley, Estados Unidos

Death Valley é famoso pelo clima quente e seco. Em 10 de julho de 1913, a temperatura do ar mais elevada registrada na época foi de 56,6º C. Death Valley é considerado como o lugar mais seco da América do Norte.


A Montanha Flamejante, China

Essa montanha é formada por arenito vermelho e é considerada como o lugar mais quente da China. Um satélite da NASA já registrou 66,7º C no local, em 2008.


Terras Inúteis da Austrália, Queenslândia

Embora seja difícil obter leituras precisas de temperaturas no interior da Austrália, um satélite da NASA já registrou 69,2º C nesse local pouco povoado.



Deserto de Lut, Irã


Esse deserto árido e de sal, completamente despovoado (nem mesmo bactérias podem viver no local devido as temperaturas extremas), está em estudo pela NASA por mais de sete anos. Essa região foi classificada como a mais quente nos últimos cinco anos, de acordo com o Observatório da Terra da NASA. As temperaturas já identificadas ultrapassam os 70,7º C.





  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 30 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel