Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
 
   
 
   




Descoberto ingrediente que faz sorvete derreter mais devagar

Um novo ingrediente desenvolvido por cientistas escoceses pode permitir que quem gosta de sorvete aproveite o produto por mais tempo antes que ele derreta.


Uma proteína natural permite que o sorvete dure mais, mesmo em dias quentes.

Os cientistas estimam que o produto estará a venda em até cinco anos.

Segundo os cientistas, a descoberta também pode fazer com que os produtos levem menos gordura saturada e menos calorias.


Equipes das Universidades de Edinburgo e Dundee, na Escócia, descobriram que a proteína, conhecida como BsIA, consegue manter unidos o ar, gordura e a água no sorvete.

Ela também evitaria a formação de bolinhas de gelo, fazendo a textura ficar mais cremosa e homogênea.

"Ele não é 'iderretível' porque você quer que o sorvete seja gelado... ele vai derreter, mas esperamos que, ao torná-lo estável por mais tempo, ele pare de pingar", disse Cait MacPhee, da Faculdade de Astronomia e Física da Universidade de Edimburgo, que liderou o projeto.

A equipe desenvolveu um método de produzir a proteína - presente naturalmente em alguns alimentos como uma bactéria inofensiva.

MacPhee disse que ela age para manter o óleo e a água misturados, impede que o ar escape e cobre cristais de gelo com sorvete, o que impede que ele derreta rapidamente.


"É uma proteína natural que já está na cadeia alimentar. Já é usada para fermentar alguns alimentos então é um produto natural, e não uma comida 'Frankenstein'."

"Ao usar a proteína estamos substituindo algumas das moléculas de gordura que atualmente estabilizam as misturas de óleo e a água para diminuir a presença de gordura, mas o gosto não deve ficar diferente."

Ela disse que também há a perspectiva de reduzir a presença de açúcar no sorvete.

Isso também poderia ser usado em outros alimentos, como mousse de chocolate e maionese, para tentar torná-los menos calóricos.

Os cientistas acreditam que o uso do ingrediente pode beneficiar os fabricantes também, já que ele pode ser processado sem impacto na qualidade do produto e feito com matérias-primas sustentáveis.




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.






Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 19 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel