Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
   
Veja Astronomia
   
 


NASA encontra buraco negro gigantesco em um lugar inesperado do universo

Astrônomos descobriram um dos maiores buracos negros já encontrados. Ainda mais surpreendente, porém, é o lugar onde eles o encontraram, e o motivo pelo qual ele ficou tão grande.



O buraco negro recém-descoberto está localizado a cerca de 200 milhões de anos-luz da Terra, e foi observado pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA, e pelo telescópio Gemini no Havaí. Ele tem massa equivalente a 17 bilhões de sóis, tornando-o um dos maiores já encontrados.


Buracos negros supermassivos, mesmo deste tamanho, não são totalmente desconhecidos: o atual recordista tem massa de 21 bilhões de sóis, e foi encontrado num aglomerado que consiste em mais de 1.000 galáxias.

De fato, eles costumam ser encontrados no núcleo de galáxias enormes, em regiões do universo repletas de outras galáxias grandes. Como explica a NASA, é de se esperar que você encontre um deles em uma área do universo tão movimentada.

Enquanto isso, o buraco negro recém-descoberto está num pequeno grupo de aproximadamente 20 galáxias. Os pesquisadores também foram surpreendidos ao descobrir que ele é 10 vezes mais massivo do que o previsto para a galáxia.

Quando duas galáxias se fundem, seus buracos negros centrais se acomodam no núcleo da nova galáxia e orbitam um ao outro. As estrelas que caem perto deste buraco negro binário, dependendo de sua velocidade e trajetória, podem roubar impulso deles e pegar velocidade suficiente para escapar do núcleo da galáxia.

Esta interação gravitacional faz com que os buracos negros se movam e se aproximem, até se fundirem para formar uma entidade ainda maior. Em seguida, o buraco negro supermassivo continua a crescer engolindo o gás das colisões de galáxias. "Para se tornar tão enorme, ele teria tido uma fase muito voraz, durante a qual ele devorou bastante gás", disse Ma.




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 07 abril, 2016. Melhor visualizado em 1280x800 pixel