-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
   
Ouças boas musicas
   


A imundice causada pela extrema poluição dos mares do Rio de Janeiro mata baleias em extinção

O Rio de Janeiro esta a deriva há muito tempo, a sujeira dos governantes atinge diretamente os animais que buscam refugio nas costas brasileiras, justamente aonde não deveriam estar, a poluição dos mares do RJ é imprópria até para seres humanos, e completamente mortais a todas as criaturas marinhas. Como se não bastasse às praias de puro esgoto, as baleias precisam enfrentar navios e embarcações barulhentos, além dos fogos de artifícios completando a desgraça destas criaturas a beira da extinção.




Varias baleias jubartes encalhadas na Baía de Ilha Grande, no litoral do Rio de Janeiro, uma delas morreu neste domingo (27). O animal tinha cerca de 10 metros, 17 toneladas e, especula-se, poderia estar infectado por algum vírus - uma necrópsia será feita na carcaça e o resultado deve sair em um mês, mas não é segredo que sua morte foi causada pela poluição.

“Trabalho há 25 anos no Maqua e nunca presenciei nada parecido. Três encalhes em quatro dias é realmente muito estranho. São baleias juvenis, entorno de 10 metros, com a mesma faixa etária”, contou ao G1 o coordenador do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), José Laílson Brito Júnior.

Nos últimos dias, baleias também encalharam na Baía de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e na Praia Rasa, em Búzios. Ambas conseguiram retornar ao mar após o trabalho conjunto entre biológos, bombeiros e moradores.

Ambientalista afirma, as baleias que desencalharam também morrerão em alto mar ou em outras praias, todas estão contaminadas por viroses causadas não somente por dejetos químicos, como também excesso de poluição sonora.



  'Não estamos sozinhos neste planeta', ou dividimos espaço com outras criaturas ou morreremos, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.  


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 19 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel