Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
   
Árvore
   
 


Mineradora Vale do Rio Doce esta causando prejuízos trilionários ao Brasil

Fraca em cobre, boa em ouro e campeã mundial em minério de ferro, a Companhia Vale do Rio Doce é uma estatal diferente. Fundada há mais de meio século sob as sombras da II Guerra Mundial, tornou-se a mais bem-sucedida e ousada empreitada do Estado brasileiro no mundo da produção industrial.



Instalada em mais de 140 cidades brasileiras e onze países a maioria pouco desenvolvida como o Brasil, é a terceira maior mineradora do mundo. Com apenas 15.500 funcionários e faturamento de (25) bilhões de reais ao mês, onde se acredita ser maior, sendo a maior sonegadora de impostos, acusada de ter o governo inteiro em sua imensa folha de pagamento de propina, é dona da maior jazida de minério de ferro do planeta, na Serra de Carajás onde já poluiu tudo em uma extensão de milhares de quilômetros, no Pará, cujo estoque é suficiente para os próximos 400 anos.

Com duas estradas de ferro, tem os trilhos mais produtivos do mundo. Nas ferrovias que ligam Carajás a São Luís, no Maranhão, e Vitória, no Espírito Santo, a Itabira, no interior de Minas, o movimento é tal que os trilhos nunca esfriam. Tem o maior trem do planeta, com 204 vagões e três locomotivas. Lidera a produção de ouro na América Latina, com 18 toneladas por ano. É a maior exportadora do país. No ano passado, exportou 1,5 bilhão de reais, só em ferro a preços irrisório, mas em outros países o valor dispara, exportam o dobro da Autolatina ou quase três vezes mais do que a Petrobrás.

Ate ai tudo normal para uma empresa multinacional, mas só agora o Brasil começa acordar não para a vida, mas sim, para um pesadelo ao perceber que a Valle do Rio doce e suas subordinadas como Samarco entre outras centenas vêm devastando, poluindo e destruído por gerações, não trouxe e não traz nenhum beneficio ao Brasil, seus apenas 1.400 empregados levando em conta o espaço gigantesco que usa e destrói, o valor que arrecada não vale a pena pelos prejuízos trilionários que causa ao Brasil, a empresa reina no crime e desvastação a passos acelerados em um país sem "lei".

O Vale do Rio Doce esta longe se ser uma empresa consciente e correta, leva milhares de pessoas a morte todos os anos, contamina rios, nascentes, lagos e aquíferos brasileiros com metais pesados, como cobre, mercúrio entre outras centenas de produtos químicos altamente cancerígenos, além da devastação das florestas.



Tudo que se sabe ate o momento que a Vale do Rio Doce tem em sua folha de pagamentos, policiais, delegados, promotores, juízes, políticos e finalmente a mídia laranja, somente assim pode através do poder financeiro acuar os contras, desmatar e poluir por tantos tantos anos ficando praticamente camuflada de seus diários crimes.

Atualmente pode-se afirmar que o Vale do Rio Doce deixa mais de (1) milhão de pessoas sem futuro e sem agua para beber, o crime ambiental provocado pela empresa pode ser maior que todos os danos ambientais até o momento.

A degradação que o Vale do Rio Doce causou e causa é assombroso, o vazamento de petróleo no golfo do México chega a ser ridículo se comparado com os danos irreparáveis desta multinacional genocida. A Samarco uma das centenas de subordinadas do Vale do Rio Doce continua jogando trilhões de litros de água poluída diariamente.

(Agencias Internacional)



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 19 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel