-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
   
Ouças boas musicas
   


Leite adulterado com soda caustica entre outros produtos cancerígenos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a interdição cautelar de três lotes de leite. A resolução, publicada no "Diário Oficial" da União na sexta-feira (20), é valida para dois lotes de leite em pó (Leite Leo e Nutrisim) e para um lote de leite UHT integral (Elegê). Marca Lider, Ninho e produtos da Nestle também foram encontradas irregularidades.

Na publicação, a Anvisa cita "precaução e proteção da saúde da população". Os estoques de leite cujos lotes foram interditados não podem ser comercializados e nem devem estar acessíveis à população nos pontos de venda, informa a Anvisa.

Laudos da Funed (Fundação Ezequiel Dias) detectaram irregularidades relativas a ensaios de acidez em ácido láctico, proteína, gordura, açúcar e na análise de rotulagem. Além disso, em alguns casos, foi detectado a presença de enterotoxinas estafilocócicas, que podem causar intoxicação alimentar.

As empresas envolvidas têm dez dias para apresentar contraprova às análises feitas pela Funed. Se as irregularidades foram certificadas, além de sanções legais, prevê-se a aplicação de multas de até R$ 1,5 milhão.

As informações sobre o lote e o prazo de validade do leite estão do rótulo do produto. Caso o consumidor tenha leite cujo lote está interditado, é recomendável não ingeri-lo.

Mais informações pode ser obtidas pelo e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br.

Confira os lotes interditados

* Leite Leo (lote 202310): fabricado em 15/10/2007 e válido até 15/10/2008
* Nutrisim (lote 33F1): fabricado em 06/01/2008 e válido até 06/01/2009
Elegê (lote M5 ): fabricado em 07/03/2008 e válido até 07/07/2008

  'Não estamos sozinhos', ou dividimos espaço com outras criaturas, ou morremos junto com o planeta, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 15 novembro, 2021. Melhor visualizado em 1280x800 pixel