Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
   
Poluição
   
 


A maioria dos brasileiros considera péssima a saúde no país

Pesquisa Datafolha, encomendada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), revela que seis a cada dez brasileiros avaliam a saúde do Brasil como ruim ou péssima. O levantamento inclui as redes pública e privada. Quando se trata apenas de avaliar o Sistema Único de Saúde, o índice de ruim ou péssimo foi de 54%.


O levantamento foi feito com 2.069 homens e mulheres acima de 16 anos, entre os dias 10 e 12 de agosto, em todo o país. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, é o segundo ano da pesquisa e os resultados são os mesmos obtidos no ano passado. A pesquisa revela também que 24% dos brasileiros dão nota zero para a saúde em geral, em escala de zero a dez; 20% dão nota cinco. No SUS, 18% deram zero e 19%, cinco. Mulheres, moradores do Sudeste, os mais escolarizados e quem tem plano de saúde são os mais críticos, tanto ao sistema de saúde em geral como em relação ao Sistema Único de Saúde.

Por outro lado, a população que vive no interior é a mais favorável ao sistema público de saúde. O apoio deste grupo reside entre aqueles que não têm planos de saúde e usam o sistema.

O levantamento indica ainda que o índice dos que usaram o SUS caiu em relação ao ano passado de 89% para 83%. Vale destacar que os atendimentos em postos de saúde e consultas médicas foram os serviços mais procurados. Para o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, é preciso mais "competência administrativa para boa utilização dos recursos que são disponíveis".

Para especialistas o que acontece é simples; não há investimento na causa das doenças, ou seja, tratamento de esgoto, saneamento básico, despoluição e agrotóxicos são as maiores causas de morte e aumento de pessoas nos postos de saúde, o contingente de profissionais não acompanha o aumento populacional, a situação se agravará na medida em que o avanço do desmatamento deixa o ar em situação calamitosa e o clima completamente descontrolado.



  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 
 
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 23 outubro, 2015. Melhor visualizado em 1280x800 pixel