Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale

GEOGRAFIA DE RIO BRANCO BRASIL



Fundação 28 de Dezembro de 1882
Gentílico rio-branquense
Unidade federativa Acre
Mesorregião Vale do Acre
Microrregião Rio Branco
Região metropolitana
Municípios limítrofes Bujari, Capixaba, Porto Acre, Senador Guiomard, Sena Madureira e Xapuri.
Distância até a capital 2 246 quilômetros
Características geográficas
Área 9 222,577 km²
Altitude 153 metros
Clima equatorial
Fuso horário UTC-4
Indicadores
IDH 0,754 médio PNUD/2000
PIB R$ 2.371.307 mil IBGE/2005
PIB per capita R$ 7.756,00 IBGE/2005

Brasão do Rio Branco AC

Bandeira do Rio Branco AC



A porção territorial que hoje corresponde o Município de Rio Branco, inicialmente sede do departamento do Alto Acre, foi formada como entreposto comercial avançado da economia mercantil da borracha, e reconhecida desde as primeiras expedições realizadas pelo sertanista Manoel Urbano da Encarnação.


Em 28/12/1882, foi explorada por Neutel Maia, que se instalou no mais importante aglomerado da localidade, o seringal Empresa, situado a margem direita do Rio Acre, onde havia grande concentração de seringais e onde era extraído o melhor látex e produzida a maior quantidade de borracha do Alto Purus.

Com Coordenadas Geográficas de 9 °58’29’’ (s) e 67° 48’36’’ (W.Gr) e uma altitude de 152,5 m, Rio Branco situa-se em ambas as margens do Rio Acre, sua grafia a direita (na região hoje denominada por 2 Distrito) formada por imensa planície de aluvião, enquanto que o solo a margem esquerda, caracteriza-se por sucessão de aclives suaves.

Aspectos Geológicos e Geomorfológicos

Cerca de 90% dos sedimentos da Bacia do Acre são de idade terciária de origem continental fluvial, tendo sido estudados sob denominações diversas, como a Formação de Pebas Manaus, Puca e Rio Branco. Delas a mais conhecida é a Formação Solimões.

Segundo o Projeto RADAMBRASIL (1976), encontramos no Acre, especialmente em Rio Branco, um quadro de aproximadamente 95% da área abrangida pela folha SC-19-Rio Branco, recoberta por uma seqüência cenozóica de ambiente tipicamente continental fluvial. São os sedimentos pliopleistocênicos da Formação Solimões. Ao longo de cursos fluviais como o rio Acre, são identificados aluviões depositados no holoceno e atuais. Portanto, os depósitos sedimentares que caracterizam a área pertencem a uma província geológica de idade cenozóica.

A Formação Solimões é composta por sedimentos típicos de planície de inundação, apresentando estratificações cruzadas, estrutura laminar em argilitos, siltitos acamados e em lentes, arenitos finos e grosseiros em lentes ou interditados com siltitos e argilitos, etc.

Com alguma regularidade as rochas afloram em forma de paredões íngremes, em alguns trechos nas margens do rio Acre, oferecendo o aspecto de falésias fluviais. Em outros trechos, seus sedimentos apresentam-se recobertos pêlos aluviões recentes e, portanto, não aflorados.

É também visto a não existência, nos arredores de Rio Branco, de afloramentos cristalinos afirmando que “rochas sedimentares com ampla predominância de arenitos compõem o platô acreano, não se apontando a existência de Rochas Cristalinas”.

Aspectos Pedológicos

A análise  feita pelo RADAMBRASIL folha de Rio Branco evidência a presença de cinco associações de solos que recobrem os arredores de Rio Branco:

- Latossolo vermelho amarelo distrófico com características marcantes  de óxido hidratados de ferro, alumínio e variável proporção de argila. São solos concrecionários lateríticos de textura argilosa;


- Podzólico vermelho amarelo eutrófico, tem como sedimentos predominantes, argilitos, siltitos argilosos carbonatados. Não são hidromorfos, e são caracterizados por apresentar um horizonte B textual com frações argilosas;


- Podzólico vermelho amarelo álico, são solos de profundidade média, bem arenado e com grau de estrutura fraca e moderada, na forma geralmente granular. Possui alto grau de acidez e presença de alumínio;


- Solos hidromórficos gleyzados eutróficos e álicos, são desenvolvidos sobre sedimentos recentes (quaternário) de textura argilo-siltosa, com cores influenciadas pelo processo de redução do ferro e pela saturação com a umidade;


- Solos hidromórficos gleyzados eutróficos, solos que foram originários a partir dos sedimentos da Formação Solimões no período plio-pleistoceno.

Aspectos gráficos

Agrafia de Rio Branco apresenta-se facilmente observável em vários níveis de erosão e terraços. Isto é observado ao longo de grande número de meandros encaixados – o modelo regional, resultando uma paisagem ondulada, principalmente pelo afundamento do Rio Acre.

Aqui identifica-se vários níveis altiplanimétricos, sendo os mais elevados entre as cotas (médias) de 150 a 170 m de altitude na margem esquerdo do Rio Acre e sobre os quais a cidade se expandiu mais recentemente.
Os níveis mais baixos estão situados em áreas próximas às margens direita do Rio Acre com cotas de 125 a 150 m de altitude, com sua planície aluvial sujeita a inundações periódicas.

Hidrografia

O principal rio da rede de drenagem  do  município de Rio Branco é o Rio Acre, que apresenta uma hierarquização fluvial relativamente homogênea, predominando na maior parte das sub-bacias um grande números de canais de primeira ordem, alguns destes chegam mesmo a secar na época de estiagem, sendo ocasionado ora pela baixa pluviosidade nos meses de junho a agosto, ora pelo desmatamento ao longo destes canais, pois secam em função da quebra do seu equilíbrio natural.

A área da bacia de drenagem do Rio Acre em sua totalidade é de aproximadamente 609,15 kmdos quais 287 km2 estão no município de Rio Branco compreendendo 14 sub-bacias  de características dentríticas. O Rio Acre apresenta um perfil longitudinal complexo predominando o percurso meandrante, embora possua alguns trechos consideráveis de forma retilínea – os estirões, segundo conhecimento popular da região.

Deve-se considerar é a morfometria das sub-bacias, principalmente naquelas que ocorrem dentro ou nos arredores da área urbana. Não existe um parâmetro de referência como modelo geral, mas um aspecto bastante discordante quanto a densidade de drenagem  e quanto ao comprimento total dos canais. Por exemplo, os canais dos igarapés São Francisco e Liberdade. O primeiro apresentando um percurso de 115,6 km e uma densidade de drenagem de 1,37 km/km2 , enquanto o segundo, bem menor em seu percurso (2,6 km), quase mantém a mesma capacidade de drenagem que é de 1,32 km/km2. Daí, a pequena flutuação, o que influi sobremaneira para a caracterização de um parâmetro geral.

O Rio Acre, afluente direto do Rio Purus. Por sua extensão e pelo seu caudal, constitui-se no maior representante de drenagem nessa unidade. Tem uma dinâmica geomorfológica muito comum – o deslizamento das suas margens, o que está relacionado às variações de regime fluvial de cheias e vazantes. Este fenômeno ocorre, comumente, no período das enchentes. Quando as águas começam a baixar, a pressão hidrostática diminui e a água anteriormente retida nas margens é liberada. Com isso, o deslizamento que ocorre nas suas margens configura patamares desmoronados. Em Rio Branco estes contribuem para o assoreamento do leito normal do Rio Acre influenciando o regime e a extensão das cheias sazonais que caracterizam a inundação parcial das áreas urbanas da cidade.

O Igarapé São Francisco,  com percurso de 115,6 km2 e densidade de drenagem de 1,37 km/km2, é de grande importância  por ser, a exceção do Rio Acre, o principal coletor da bacia hidrográfica do sítio urbano de Rio Branco. Está bastante degradado devido o desmatamento de suas margens para a ocupação humana e também pela poluição de suas águas por estar servindo de depósito de lixo e esgoto a céu aberto.

O Igarapé Judia possui um percurso de 26 km, possui um escoamento de drenagem do tipo dentrítica. Encontra-se bastante poluído.

Canal da Maternidade , este encontra-se totalmente poluído, quase morto, por cortar a cidade é coletor de lixo servindo de esgoto a céu aberto.

No comum, os rios e igarapés de Rio Branco são bastante sinuosos, escoando em estreitas planícies fluviais de deposição, com o regime fluviométrico obedecendo ao regime pluviométrico alternando assim períodos de cheias e vazantes. Os períodos de cheias apresentam, conforme intensidade das chuvas, enchentes de diferentes magnitudes. A formação geológica e geomorfológica são indicadores de rios de águas brancas, com grande concentração de material sólido em suspensão, oriundos dos processos hidroerosivo da corrente sobre as margens.

Rio-branquenses ilustres


Adib Domigos Jatene - Médico (cirurgião torácico), professor universitário e cientista brasileiro;
Glória Perez - Novelista;
João Donato - Músico. Foi um dos responsáveis pelo surgimento da Bossa Nova;
José Vasconcelos - Humorista, ator e dramaturgo;
Chico Mendes - Ambientalista - Mártir da Floresta

Referências
:


1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. a b c Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
3. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
4. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

5. Ache Tudo e Região



Não solte fogos, eles causam câncer e atacam o sistema neurológico e psicológico das crianças, matam, maltratam e adoece animais e humanos. Não frequente zoológico, não compre animais adote (1).


  Não estamos sozinhos, é vital dividirmos espaço com outras criaturas ou seremos também eliminados do planeta. Proteger as árvores, os animais, rios e mares são dever cívico de cada cidadão. Seremos todos responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo a natureza.
 


 


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região] Todos os direitos reservado. Revisado em: 27 outubro, 2021. Melhor visualizado em 1280x800 pixel