Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
 
  GEOGRAFIA DE FEIJÓ  
VEJA NOTICIAS
   





Fundação
3 de maio de 1903 (111 anos)
Gentílico
feijoense, feijoaca, feijoano
Feijó
Localização de Feijó no Brasil
08° 09' 50" S 70° 21' 14" O
Unidade federativa
Acre
Mesorregião
Vale do Juruá
Microrregião
Tarauacá IBGE/20082
Municípios limítrofes
Tarauacá, Jordão, Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano. Ao norte com o Amazonas e ao sul com o Peru.
Distância até a capital
344 km
Características geográficas
Área
24 202,027 km² 3
Densidade
1,34 hab./km²
Altitude
153 m
Clima
equatorial
Fuso horário
UTC-5
Indicadores
IDH-M
0,539 baixo PNUD/20105
PIB
R$ 200 791,714 mil IBGE/20086
PIB per capita
R$ 6 233,83 IBGE/20086



Bandeira de Feijó


Brasão de Feijó


Geografia

Limita ao norte com o Amazonas, ao sul com o Peru, a leste com os municípios de Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano e a oeste com os municípios de Tarauacá e Jordão.

A cidade está localizada na margem direita do Rio Envira, que é principal meio de escoamento de produção dos ribeirinhos, 5.640 ribeirinhos somente no rio Envira, que vivem em pequenas comunidades nas margens do rio, geralmente localizados bem longe do centro urbano. Como a maior parte dos rios amazônicos, o nível das águas é sazonal.

Economia

Feijó é mais um município acreano que tem na administração pública a base da sua economia, o setor industrial se resume a pequenas industrias de móveis, cerâmicas e artefatos de cimento, e a agropecuária vem tornando-se parte significativa dessa composição, com o cultivo de bovino nas margens das rodovias.

A esperança que com a reabertura total da BR-364, ligando a a capital Rio Branco a cidade de Cruzeiro do Sul, as perspectivas melhorem, com a diminuição do custo de vida e melhora dos serviços públicos.

Cultura

O município de Feijó tem sua cultura muito variada. Variação essa que repercute com as varias culturas que se introduziram na época de sua ocupação. A cultura dos Nordestinos e da Região Sul, é a mais notável por serem eles os principais povoadores do acre.

Os feijoenses, como na maioria das cidades brasileiras, tem uma cultura diversificada, tendo assim muitos traços culturais próprios.

A época em que acontece as maiores festividades são: em fevereiro com a realização do carnaval; junho, com a realização das grandes festa juninas (uma das maiores do Brasil, e o Festival do Açaí de Feijó e Festival de Praia que acontecem todos os anos no mês de Agosto.

O evento marca principalmente o grande consumo da fruta tipicamente do Norte do Brasil, açaí. O açaí produzido em Feijó é considerado por muitos críticos da como o melhor do Brasil, com a sua espessura mais grossa e com o sabor mais doce por natureza.

Este festival mobiliza o Estado inteiro que se dirige a cidade de acontecimento do mesmo. Além de poder saborear o melhor açaí do Brasil, os festeiros podem curtir shows de celebridades locais e nacionais, gratuitamente, o que faz com que o Festival tenha muito crédito com a população acreana. Um dia após o início do Festival do Açaí, tem início Festival de Praia de Feijó.

A Praia de Feijó é conhecida regionalmente por sua beleza, com águas claras e limpas do Rio Envira. A Praia de Feijó, como outras do Acre, são consideradas umas das praias mais lindas de água doce do Brasil.

Esse grande evento tem como telespectadores amazonenses e rondonienses, vizinhos do Estado do Acre. Já foi registrada também a presença de bolivianos, peruanos, chilenos e até argentinos, além dos próprios acreanos.


Na imensidão desta verde Amazônia
Ergue uma clareira de grande porvir
Símbolo e alma de um povo que sonha
A um futuro próspero, feliz emergir.

Nordestinos em grande quantidade
Forçados vieram aqui trabalhar
Cheios de sonhos e ingenuidade
Fundaram a cidade, que sabemos amar

Do Purus ao Juruá
És mais bela das belas que há;
Do Purus ao Juruá
És em beleza o primeiro lugar.

Às margens do Envira piscoso
Fostes crescendo com grande esplendor;
Com o privilégio de um clima bondoso
És Feijó dos sonhos e do amor

O verde, os rios e a vida
De nossas terras iremos preservar
Para que progridas feliz desinibida
Com alvorada, ar puro e luar

Do Purus ao Juruá
És mais bela das belas que há;
Do Purus ao Juruá
És em beleza o primeiro lugar.

Todos filhos de Feijó nós somos
Pois nascemos aqui nesta Terra!
De joelhos aqui nós juramos
Defendê-la na paz e na guerra.

Feijó, foste o esforço profundo
De um povo heroico, valente e viril.
És amostra do Acre para o mundo
De um pedacinho do nosso Brasil

Do Purus ao Juruá
És mais bela das belas que há;
Do Purus ao Juruá
És em beleza o primeiro lugar.
Hino do município de Feijó
Letra por José Antônio F. de Sousa
Melodia por José Antônio F. de Sousa


Referencia:
Wikipéida
Ache Tudo e Região


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.






Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: . Melhor visualizado em 1280x800 pixel